UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Dor nas costas
"Há vários meses, abaixei-me para levantar uma pessoa deitada. Após um forte ruído, senti uma dor na base das costas. Desde então, essa dor, que se estende até a parte de trás da coxa, tornou-se recorrente e bem incômoda. Devo recorrer a um ortopedista?"
G.B.M., Ribeirão Preto, SP

"Trata-se, sem dúvida, de um quadro de lombociatalgia -dor lombar que se irradia para um membro inferior ou para ambos- que pode ser considerada crônica, pois está instalada há mais de 12 semanas", diz o ortopedista Afonso Gonçalves, da Beneficência Portuguesa (SP). Mas, mesmo conhecendo o agente desencadeante da dor, não é possível determinar sua origem, que pode ser desde um processo inflamatório simples em decorrência de uma entorse lombar ou de uma distensão muscular até uma hérnia de disco. "Considerando a evolução longa do quadro e o desconforto, é aconselhável recorrer a um ortopedista para que, por meio de exame físico e outros complementares, ele possa elucidar o diagnóstico e indicar o tratamento mais correto", orienta Gonçalves.


Solução para faringite
"Tenho faringite crônica e gostaria de saber se existe alguma solução para esse problema." Cíntia , via e-mail

Faringites podem ocorrer por várias causas, entre elas infecções (vírus, bactérias ou fungos), corpos estranhos, alergias, fatores irritantes (cigarro, poluição, ar-condicionado etc.) e refluxo gastroesofágico. "Bebidas geladas podem causar uma irritação leve que, se associada a outros fatores, em pessoas susceptíveis pode levar a um quadro agudo de faringite", explica Queiqui Ianase, otorrinolaringologista do pronto-atendimento do hospital Sírio-Libanês (SP). Após o diagnóstico, todas essas causas são passíveis de tratamento.


Onde está a salmonela
"Minha filha fala que a salmonela está na gema. Ouvi dizer que não. Se soubermos a procedência dos ovos e lavar bem as cascas, não há risco de salmonela."
Odette Barão Pereira, São Paulo, SP

A bactéria salmonela aloja-se na gema, que sofre contaminação transovariana, diz a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri. Como não é possível saber se o ovo está contaminado, o ideal é sempre cozinhá-lo em temperatura alta.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: poucas e boas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.