São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Mulheres têm mais problemas de visão

Um estudo realizado pelo Instituto Penido Burnier, de Campinas (SP), aponta que, em decorrência de mudanças no estilo de vida, as mulheres estão desenvolvendo e manifestando alguns problemas de visão com mais freqüência do que os homens.
O estudo foi desenvolvido com 960 pacientes -540 mulheres e 420 homens-, com idades entre 23 e 65 anos, que foram acompanhados durante oito meses. De acordo com os resultados, a ocorrência de problemas não relacionados a presbiopia, miopia, astigmatismo e hipermetropia é 50% maior entre as mulheres do que entre os homens. A incidência de glaucoma é 30% superior na população feminina, segundo o estudo. O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, responsável pela pesquisa, explica que, na mulher, a câmara anterior do olho tem menor profundidade, e as flutuações hormonais do ciclo menstrual influenciam na produção de lágrimas. Assim, a síndrome do olho seco é mais comum entre elas do que entre eles.

SECURA
A síndrome do olho seco é uma evolução da síndrome visual do computador, provocada pela exposição ininterrupta à tela por mais de duas horas. A síndrome foi observada numa proporção de dois homens para três mulheres, segundo o estudo. A incidência é maior no período pós-menopausa, quando a queda no nível de estrógeno reduz a produção de lágrimas. O tratamento é feito com lágrima artificial e vitaminas A e D

ALÉM DO CHOCOLATE
Com textos curtos, ilustrados e convidativos, o livro "Melhor que Chocolate - 50 Maneiras Comprovadas de Ser Mais Feliz", de Siimon Reynolds (ed. Carpe Diem, R$ 32, 112 págs.), reúne dicas simples para conquistar um cotidiano mais prazeroso do que saborear a guloseima. Equilibrar o seu tempo sozinho e com os outros, moderar o consumo de álcool, ouvir músicas, demonstrar o seu amor, pegar um pouco de sol e desligar a TV são algumas das estratégias mencionadas para se sentir mais feliz.


Texto Anterior: Chocolate na balança
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: É muita culpa!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.