UOL


São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Depois da comilança
Eduardo Knapp/Folha Imagem
Se você exagerou na feijoada ou em outro prato, pode até tomar um antiácido para aliviar os sintomas, mas saiba que ele não vai curar a indigestão. Os antiácidos são mais indicados para a "queimação", que é causada pelo excesso de ácido clorídrico no estômago. Frituras, por exemplo, estimulam a produção desse ácido, afirma o gastroenterologista Jaime Natan.


Cérebro insensível
Naokazu Oinuma/Associated Press
Ferimentos no cérebro não doem! Para gerar a sensação de dor, o cérebro precisa ser informado pelos neurônios e nervos de que a pessoa bateu ou cortou a perna, por exemplo. Quando o ferimento é no cérebro, não há neurônios que transmitam essa informação para ele, explica o neurologista Eduardo Mutarelli, do hospital Sírio Libanês (SP).


Tétano na terra
Brent Linton/Associated Press
A bactéria do tétano não existe apenas nos metais enferrujados, como muitas pessoas acreditam. A terra contaminada com esterco de animais e fezes humanas também abriga esse microorganismo, explica Sandra de Oliveira Campos, infectologista e pediatra da Unifesp. Por isso pessoas com ferimentos sujos de terra também devem tomar vacina contra tétano.


Texto Anterior: modos: Onde você procura aconchego?
Próximo Texto: pergunte aqui
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.