UOL


São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Banana na balança
"Aprecio banana-prata e banana-maçã, mas nada sei a respeito do valor calórico dessas frutas nem dos seus benefícios para a saúde."
Ivete Aparecida Biral, São Caetano do Sul, SP

Segundo a nutricionista Tânia Rodrigues, uma banana média (cerca de 100 g), de qualquer variedade, corresponde a aproximadamente 96 calorias. "Essa fruta é rica em minerais, especialmente potássio, que atua na contração muscular, evitando cãibras, fadigas e alterações nos batimentos cardíacos." Contém ainda vitaminas (A, C, B1, B2 e B5) em pequenas quantidades. A fruta ajuda a neutralizar a acidez do estômago e a combater a diarréia infantil, além de estimular os rins na depuração de toxinas. "A banana é um excelente alimento para todas as idades e fases da vida, mas deve ser consumida com moderação durante as dietas de emagrecimento, pois possui uma quantidade significativa de calorias", alerta a nutricionista.

Correções faciais
"Tenho as regiões malares um pouco "afundadas". Como é feita a operação para melhorar essa área e quais os possíveis resultados?"
E. V. O., Poços de Caldas, MG

O primeiro passo é identificar as causas do "afundamento" da região malar, que podem ser congênitas ou associadas a algum trauma. Essa avaliação deve ser feita por um cirurgião bucomaxilofacial ou cirurgião-dentista com experiência nesse tipo de problema e é importante para definir como será a correção, afirma o cirurgião plástico Luiz Ferretti Filho, do Grupo de Atendimento Corplus (SP). O procedimento corretivo é chamado cirurgia ortognática. Em geral, seu principal objetivo é tornar o perfil do paciente mais harmônico."Durante a cirurgia, é feito um reposicionamento de todos os ossos da face com o auxílio de miniplacas e miniparafusos", explica o especialista.


Verruga nas mãos
"As mãos de um primo sofrem com a incidência intensa de verrugas.O que são verrugas? São genéticas?"
Welington Fabrício Botelho Alvim, Marília, SP

Não há causa genética para as verrugas, mais comuns em crianças e adolescentes. "Elas são decorrentes da proliferação de células da pele e das mucosas provocada pelos vírus HPV", explica o dermatologista Francisco Le Voci, do hospital Albert Einstein (SP). O contágio pode ser direto ou indireto -em piscinas, praias etc. As verrugas surgem em qualquer parte do corpo, mas são mais frequentes em mãos, pés e mucosas oral e genital. "De acordo com a imunidade da pessoa, elas podem regredir espontaneamente ou aumentar em número e tamanho", diz o médico. O tipo, a localização e a quantidade das verrugas definem o tratamento, feito com remédios específicos. Em alguns casos, é preciso retirar as verrugas cirurgicamente.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: poucas e boas: Novo medicamento previne crise de asma
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.