São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

DOENÇA DE BERGER
"Minha filha, de 19 anos, fez um exame de urina que detectou doença de Berger. Depois disso ela fez uma biópsia. O médico disse que nada foi constatado além do vírus, mas ela continua perdendo proteína na urina. O que devo fazer?"
MARIA DAS GRAÇAS
(São Paulo)

Rui Antônio Barata, representante da Sociedade Brasileira de Nefrologia, explica que essa perda de proteínas pela urina, para quem tem doença de Berger, não é muito preocupante. "O importante é a paciente voltar ao médico e fazer um acompanhamento freqüente para evitar que o quadro se agrave", diz. Ele esclarece ainda que, na maioria dos casos, essa doença é assintomática (não apresenta sintomas). Somente em casos raros ela evolui para uma doença renal crônica. Por isso a importância do acompanhamento médico periódico. A doença de Berger é uma inflamação no rim estimulada por infecções no organismo de pacientes que já tenham predisposição a desenvolvê-la, o que acontece principalmente entre crianças e jovens. Urina escura ou com presença de sangue podem ser indícios dessa doença e sinal da necessidade de procurar um especialista -no caso, um nefrologista.

DIABETES
"Tomar uma colher de sopa de vinagre de maçã diluída em um copo de água após as refeições diminui a taxa de glicose no sangue dos diabéticos?"
Vânia Maria Coimbra Jorge
(São Paulo)

O doutor Sérgio Atala Dib, endocrinologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), esclarece que até agora a medicina não tem dados que provem que a ingestão de alimentos ácidos diminua a absorção do açúcar. "Até existem alguns alimentos que são absorvidos melhor na condição ácida, como os que contêm ferro, mas não é o caso do açúcar. Não há relação entre o PH, ou seja, o grau de acidez do que é consumido, e a absorção da glicose pelo organismo", explica.


Texto Anterior: Outras idéias - Dulce Critelli: Nem lembro que fumei
Próximo Texto: Típica do cerrado, baru é rica em ferro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.