São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Limpar para proteger

Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem


Se você segue a orientação dos dermatologistas e utiliza protetor solar no rosto diariamente, lembre-se de reaplicá-lo de vez em quando -preferencialmente, depois de lavar a pele para eliminar o protetor "vencido". "O suor e a oleosidade da pele diluem o efeito do filtro ao longo do dia. Se a pessoa passar mais protetor por cima, o poder de proteção do produto diminui. O ideal é retirar o resíduo e reaplicar a solução sobre a pele limpa", recomenda a médica Denise Steiner, do Colégio Ibero-Americano de Dermatologia (Cilad).

Choro unissex

Radu Sigheti/Reuters


Nem ouvidos bem treinados -de uma enfermeira de berçário, por exemplo- conseguem identificar o sexo de um bebê apenas pelo choro. Na infância, a freqüência da voz de garotos e garotas é muito semelhante. "É somente na adolescência, por causa dos hormônios, que a voz começa a se diferenciar", afirma a fonoaudióloga Leslie Piccolotto Ferreira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Na terceira idade, com a queda da produção hormonal, as vozes de ambos os sexos voltam a ficar parecidas.

Quebradeira no chuveiro

Sue Ogdrocki/Reuters


Nada de pânico se o boxe de vidro trincar no meio ou logo depois de um banho bem quente! Isso acontece devido à mudança brusca de temperatura, diz Eduardo Figueiredo, coordenador de física do Colégio Objetivo (SP). "Como o aquecimento não é uniforme, ou seja, a água quente bate apenas em alguns lugares, a dilatação do vidro ocorre de forma irregular, fazendo que ele se quebre." Para evitar acidentes, é melhor optar por banhos mornos, que, segundo os dermatologistas, são melhores porque ressecam menos a pele.


Texto Anterior: Modos: É preciso correr atrás das coisas boas?
Próximo Texto: Soja faz bem para a saúde, porém não é milagrosa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.