São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soja faz bem para a saúde, porém não é milagrosa

Para reduzir risco de câncer e doenças cardiovasculares, esse alimento deve ser consumido na forma e na quantidade certas

PATRÍCIA PATRÍCIO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A soja cura? Depende. Depende de muitas coisas: quanto, como, quando e o que exatamente você ingeriu. Várias pesquisas certificam que as isoflavonas presentes na soja evitam uma série de doenças.
"Soja é boa para prevenir câncer de mama, por exemplo, mas o efeito só vale para quem começa a consumi-la bem antes da menopausa", afirma o especialista Mark Messina, autoridade mundial no tema e professor de nutrição na Universidade de Loma Linda, na Califórnia, nos Estados Unidos. Portanto não adianta chegar aos 40 ou 50 anos e comer quilos de tofu como forma de prevenir câncer de mama. As isoflavonas presentes no tofu, no missô (pasta de soja) e no grão de soja ajudam, isso sim, a diminuir os fogachos, aquela sensação de calor típica das mulheres no climatério. Quem afirma é a pesquisadora Esther Laudanna, da Fugesp (Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo). Homens se beneficiam também das isoflavonas presentes na soja, pois elas comprovadamente diminuem a incidência de câncer de próstata. Porém não adianta nada ir uma vez por semana com a namorada ao restaurante japonês e espalhar litros de shoyu nos sushis e sashimis. Shoyu, o molho condimentado de soja, contém muito sal e quase nada de isoflavona. Quer dizer, se a pressão é alta, o shoyu é mais veneno que remédio. Se há casos de câncer de próstata na família e histórico de hipertensão, o melhor é reduzir o sal e comer mais tofu -com muita cebolinha e só um pinguinho de shoyu. Soja ajuda ainda a frear doenças cardiovasculares -os japoneses são prova disso, quase não morrem de infarto. Mas há que se lembrar o seguinte: além de consumirem muita soja, os japoneses comem bastante salmão -rico em ômega 3, um tipo de gordura que ajuda a limpar o colesterol "ruim"- e praticamente não ingerem carne vermelha. Devoram porções de arroz sem óleo nem sal. Alguns fazem meditação e artes marciais. Tudo isso, já se sabe, ajuda a melhorar a saúde do coração e do corpo todo. Dizem que soja debela os sintomas da TPM, mas, sinceramente, há muita vegetariana que adora proteína vegetal e tofu e continua insuportável na mesma semana todo mês.

Cesta básica
A soja é considera-da um alimento funcional, ou seja, age quase como um remédio. Isso acontece por causa de seu alto teor não apenas de isoflavonas, mas de minerais -cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio e manganês- e de vitaminas do complexo B. Para os vegetarianos, a soja é um alimento muito importante, pois, além desses micronutrientes, fornece proteína vegetal (qualquer grão ou semente é cheio de proteína). De acordo com Laudanna, quem quiser aproveitar o máximo das isoflavonas deve consumir massa de soja fermentada (tofu e missô), grão de soja torrada ou compostos isolados protéicos (proteína vegetal texturizada) obtidos por filtragem da massa de soja em filtro de água. "Existem isolados protéicos praticamente sem isoflavona, porque são obtidos em filtro com álcool; aliás, são o tipo mais comum", afirma a médica. Como as embalagens nem sempre informam o processo de extração, saiba que isolados protéicos garantem "que valem por um bifinho", mas não necessariamente previnem contra câncer de próstata ou fogachos do climatério. A pesquisadora recomenda o consumo diário de 200 g de tofu ou duas xícaras de grãos de soja para garantir o estoque ideal de isoflavonas. Não gosta do sabor da soja e seus derivados? O FDA (Food and Drug Administration), órgão que regulamenta a produção de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, recomenda a ingestão diária de 25 g de proteína de soja para o controle dos níveis de colesterol e triglicérides. Quer dizer, comer 60 g de grãos de soja todo dia ajuda a combater o risco de acidente vascular cerebral, aterosclerose e infarto. Mas não adianta se entupir de soja e cigarro, ser estressado e comer picanha com batata frita no fim de semana, certo?

Teor de isoflavona na soja e nos seus derivados

Grão integral: 100%
Leite de soja (feito de grãos integrais): 90%
Tofu (feito de grãos integrais): 90%
Bebidas (feitas de isolado protéico de soja): 50%
Hambúrguer de soja (feito de concentrado de soja): 20%
Shoyu: próximo de zero
Óleo de soja: zero


Fonte: Mark Messina, professor da Universidade de Loma Linda (EUA)


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Foco neles: Internet auxilia a comunicação entre surdos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.