São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Uso correto da voz é tema de selo e campanha

KARINA KLINGER
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As pessoas não se dão conta disso, mas falar é um exercício físico e, como qualquer outro, deve ser feito com moderação. Caso contrário, os músculos responsáveis pelas cordas vocais ficam sobrecarregados, aumentando o risco de lesões e rouquidão. Para conscientizar a população sobre o uso correto da voz e as doenças que podem afetá-la, serão lançados um selo e uma campanha amanhã, 16/4, data em que é comemorado o Dia Internacional da Voz.
A certificação Amigos da Voz é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) e será dada para empresas e entidades que ofereçam condições de trabalho favoráveis à saúde da voz e que promovam palestras sobre o tema, por exemplo. "Com os ambientes mais ruidosos, as pessoas, até mesmo as crianças, gritam muito hoje. Quanto antes começarmos com a prevenção, melhor", afirma a fonoaudióloga Leslie Piccolotto Ferreira, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e membro da SBF.
Já o principal objetivo da 2ª Campanha Nacional da Voz, promovida pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia (SBORL), é alertar a população sobre o câncer de laringe, cuja incidência é muito alta no Brasil. São 15 mil novos casos a cada ano, o que coloca o país no segundo lugar no ranking mundial desse tipo de câncer, perdendo apenas para a Espanha.
Os cuidados para reduzir o risco de câncer de laringe são os mesmos para evitar outras lesões menos graves que afetam a voz, explica o otorrinolaringologista Domingos Tsuji, presidente da ABLV. "As pessoas devem ficar longe do cigarro e das bebidas alcoólicas e poupar as cordas vocais de qualquer agressão, evitando pigarrear, gritar sem necessidade ou falar sem pausas."
Beber água também é fundamental. "Hidratando a região, as cordas vocais tornam-se mais flexíveis, e as chances de lesão diminuem", afirma a fonoaudióloga.


Campanha Nacional da Voz: www.ablv.com.br

Obesidade entre crianças e adolescentes brasileiros cresceu 240% nos últimos 20 anos

Chocolate antes, riso depois Comer chocolate durante a gravidez pode agir positivamente sobre o humor do bebê. Acompanhando a gestação de 300 mulheres e os primeiros seis meses de vida das crianças, cientistas da Universidade de Helsinque (Finlândia) observaram que os filhos das que consumiram chocolate diariamente quando estavam grávidas eram mais sorridentes, alegres e ativos.

Meditação para adolescentes Praticar meditação desde a adolescência pode reduzir o risco de o jovem apresentar hipertensão arterial na vida adulta. Pesquisa da Faculdade de Medicina da Georgia (EUA), feita com 156 estudantes secundários, registrou queda na pressão arterial daqueles que praticaram meditação transcendental por 15 minutos, duas vezes por dia, durante quatro meses.

Benefícios do voluntariado Engajar-se em trabalhos voluntários faz bem para a saúde dos maiores de 60, indica estudo da Universidade Johns Hopkins (EUA). Após se tornarem voluntários, 44% dos 128 entrevistados com idade entre 60 e 86 anos afirmaram se sentir mais fortes. O uso de bengala diminuiu 50%, e eles passaram a ver menos TV que os não-voluntários.

Videogame antes da cirurgia Tomando como base uma pesquisa da Universidade Estadual de Iowa (EUA), antes de se submeter a uma cirurgia por laparoscopia, vale a pena perguntar ao médico se ele gosta de videogame. Segundo o estudo, cirurgiões que utilizam essa técnica e jogam videogame regularmente são 27% mais rápidos e erram 37% menos que os médicos que não costumam jogar.

Doença de Parkinson O Hospital 9 de Julho (SP) promoverá, no sábado (17/4), o Dia do Diagnóstico Gratuito da Doença de Parkinson. A avaliação será feita pelo Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas previamente pelo telefone 0/xx/11/3147-9855.


Texto Anterior: S.o.s. família: Faltam indignação e perplexidade
Próximo Texto: Saúde mental é tema de três novos livros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.