São Paulo, quinta-feira, 15 de agosto de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Ardor nas pernas
"Tenho 75 anos e venho sentindo uma queimação grande nas pernas, do joelho para baixo e na parte da frente. Que doenças podem causar essa sensação?"
Maria Luiza Tavares, São Paulo, SP

Por causa da idade, a principal suspeita é que se trate de uma doença vascular, diz Jorge Kalil, chefe do serviço de cirurgia vascular do hospital São Luiz (SP). "Seria de grande utilidade realizar um ultra-som dúplex scan arterial e venoso do membro inferior para verificar a presença ou não de patologia vascular", aconselha o médico. Outros exames de sangue devem ser feitos, como glicemia de jejum, hemograma, potássio e aqueles usados para investigar problemas reumatógicos (Aslo, VHS etc.). É possível ainda que o ardor tenha causa ortopédica. Para confirmar se essa é a origem do problema, o cirurgião recomenda a realização de uma radiografia de coluna e, se necessário, uma tomografia computadorizada.

Solução para otite
"Tenho 46 anos e estou com otite mucóide. Já passei por quatro médicos, e nenhuma medicação prescrita por eles resolveu meu caso. Algum especialista pode me ajudar? Corro risco de perder minha audição?"
Antonia de Oliveira, São Paulo, SP

A otite mucóide, também conhecida como otite média secretora, ocorre quando há acúmulo de fluidos no ouvido médio. Essa inflamação pode ter várias causas e também pode ser sintoma de outras doenças, explica o professor Ricardo Ferreira Bento, chefe do Grupo de Otologia do Hospital das Clínicas (SP). Os tratamentos variam de acordo com a gravidade do quadro. "Vão de remédios até, em alguns casos, cirurgia, com a colocação de um tubo de ventilação no tímpano." Se não for tratada adequadamente, a otite média secretora pode provocar perda de audição. Os especialistas mais indicados para acompanhar esses casos são o otorrinolaringologista e o otologista.

Síndrome nefrótica
"Minha filha tem síndrome nefrótica e está sob corticoterapia. Qual a causa dessa síndrome? Por que os remédios atrasaram seu crescimento? Deixar de tomá-los irá tirar o atraso em seu crescimento?"
Simone Ikeda, Marília, SP

A síndrome nefrótica pode ser idiopática (de causa desconhecida) ou associada a algum tipo de nefrite (inflamação dos rins), diz o pediatra Antranik Manissadjian, do hospital Sírio Libanês (SP). De acordo com ele, a biópsia renal é o único meio de obter o diagnóstico correto. Uma das opções de tratamento é o uso de corticóides, que é um dos vários fatores que podem provocar déficit no crescimento de crianças com essa síndrome. "Só o acompanhamento após a suspensão do corticóide mostrará se haverá recuperação desse déficit", diz o médico. Ele alerta, porém, que a suspensão dos remédios deve ser bem discutida com o médico do paciente, pois há risco de a doença se agravar.


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Poucas e Boas: Técnica menos invasiva para rugas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.