São Paulo, quinta-feira, 15 de agosto de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antidepressivo para reduzir dor nas pernas

Tuca Vieira/Folha Imagem


A analista financeira Lilian Caetano Daniel, 23, não sabe exatamente onde sentia dor, mas lembra que, aos dez anos, vivia chorando pelos hospitais e fazendo exames, de hemogramas a ressonâncias magnéticas. "Hoje sei que as dores que sinto nas pernas são causadas pela fibromialgia e pela síndrome miofascial (dor muscular crônica)", diz ela, que se trata em um centro da dor há nove meses.
Lilian chegou a ter crises que a impossibilitavam de ficar em pé. "Tinha dessas crises cinco vezes por semana. Hoje chego a ficar dez dias sem ter nada."
Para ela, o principal fator agravante das dores é de origem emocional. "Se fico chateada ou estressada, sei que vou sofrer as consequências, a dor aumenta." Lilian abandonou os remédios para dor há três meses para se tratar só com antidepressivo. "O médico está fazendo uma experiência. Se as crises retornarem, volto com a medicação toda", diz.


Texto Anterior: Antes doía todo dia, agora lateja
Próximo Texto: Queimação por causa do diabetes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.