São Paulo, quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia-a-dia

Em casa

Solventes, detergente e gelo ajudam a retirar manchas de tinta dos tecidos

O primeiro impulso diante de uma roupa manchada de tinta costuma ser levá-la para o tanque e esfregá-la bastante com sabão. Mas quem faz isso corre o risco de danificar as fibras de forma irremediável.
As dicas para se livrar das manchas dependem do tipo de tinta, da cor da roupa e do tecido afetado. As manchas de caneta esferográfica são as mais difíceis de tirar, mas não custa tentar. "Dilua uma medida de acetona ou de álcool em três de água, ponha sobre a mancha e observe, sem esfregar", diz Rejane Nascimento, gerente de treinamento da lavanderia 5àSec em São Paulo. Deixe o tecido na solução por no máximo dez minutos e enxágüe bem.
Solventes, como álcool e acetona, resolvem parte das manchas em tecidos claros de algodão e poliéster -cores vivas podem desbotar em contato com esses produtos, que também não devem ser usados em tecidos como seda, viscose e linho.
Nesses casos, a dica é colocar gelo na mancha. Se não der certo, umedeça o local com água e jogue um pouco de detergente. Passe levemente uma escova de cerdas macias e enxágüe.
Em todos os casos, quando a tinta sair, lave a roupa com sabão neutro. Para tirar a auréola que fica no lugar da mancha, deixe a peça por um minuto em uma solução com duas colheres de vinagre e um litro de água. Enxágüe-a e coloque-a em um balde com água e amaciante. Enxágüe a roupa novamente e leve-a para secar.


Texto Anterior: Combinações boas e ruis
Próximo Texto: Compare
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.