São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Nova descoberta contra o câncer

Uma proteína produzida de maneira anormal, encontrada °em quantidade quatro vezes maior em células cancerígenas do que em células normais, pode ser a chave para uma terapia contra o câncer mais eficaz.
Com o nome de prame, essa proteína surge de uma alteração do DNA que, nas células cancerígenas, acontece de maneira descontrolada. Isso foi o que revelou um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto em parceria com a Universidade da China e a Universidade da Ucrânia. Os pesquisadores analisaram células de defesa saudáveis do baço, amígdala, sangue, medula óssea e gânglios e constataram que em nenhuma delas a incidência da proteína foi superior a 20%, enquanto, nas células tumorais, chega a 80%. A partir dessa descoberta, será possível desenvolver uma droga que atinja especificamente células cancerígenas, sem causar danos às células saudáveis.

MAMA
O Instituto Se Toque lança a campanha "Colar da Vida" com o objetivo de modificar hábitos de prevenção ao câncer de mama. A idéia é que crianças e adolescentes se transformem em agentes de mudança dos hábitos de prevenção à doença dentro de suas próprias famílias. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o instituto vai promover palestras em 21 unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) para sensibilizar a população. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, as chances de cura podem chegar a 95% quando o tratamento é prematuro

MANUAL DA FAMÍLIA
A colunista da Folha Rosely Sayão e o professor de psicologia da educação Julio Groppa Aquino lançam hoje, dia 16, o livro "Família: Modos de Usar" (Papirus Editora, 128 págs., R$ 24,90), na Bienal do Livro de São Paulo. O título remete à busca por receitas que indiquem soluções para lidar com conflitos familiares. Os autores, entretanto, fogem de modelos de relacionamento e fazem uma crítica ao discurso prescritivo geralmente dirigido aos pais.

VOLUNTÁRIAS
A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) procura voluntárias para pesquisa sobre como as condições do endométrio -mucosa presente nas paredes do útero- podem dificultar a gravidez. As interessadas devem agendar entrevista pelo tel. 0/xx/11/5549-6174.

Pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) revela que 75% dos casos de cegueira poderiam ser evitados


Texto Anterior: Domínio do corpo: Passos de tango exercitam raciocínio e memória
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Meninas transformadas em mulheres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.