São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dor de sorvete

Uma visita ao site www.dordecabeca.com.br -que recebe cerca de mil visitas por dia- levou o jornalista João Alexandre Peschanski, 22, a descobrir que sofria de um problema curioso: dor de cabeça do sorvete. Ele identificou a dor que sentia ao ingerir sorvete e bebidas geladas. Quando colocava quantidades maiores de sorvete na boca ou quando o dia estava mais quente, a dor era pior. "É uma pontada muito forte. Tenho de parar tudo, pois a dor é fulminante," conta Peschanski. A dor dura pouco, mas é acompanhada de outros desconfortos, como tontura.
Segundo o neurologista Abouch Krymchantowski, a origem e os mecanismos que causam essa dor, apesar de ainda controversos, estariam relacionados a uma súbita contração, seguida de uma dilatação dos vasos sanguíneos do interior da cabeça quando a substância gelada toca o palato mole, que constitui o céu da boca. Para resolver o drama, na maior parte dos casos, basta consumir os gelados devagarinho.



Texto Anterior: Enxaqueca é só uma das 150 dores de cabeça
Próximo Texto: Dados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.