São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como é a teoria de Raffaelli

O médico Edgard Raffaelli Jr., pioneiro no estudo da dor de cabeça no Brasil e que defende ser possível curar enxaqueca, diz que essa doença é apenas uma das disfunções causadas por um distúrbio que ocorre em uma área cerebral denominada sistema límbico. Se o cérebro pode ser chamado de computador do corpo, o sistema límbico seria o computador do cérebro. Esse sistema coordena a liberação de neurotransmissores (substâncias responsáveis pelo funcionamento harmônico do cérebro).
Segundo Raffaelli, pessoas com enxaqueca podem possuir mais problemas ligados à disfunção do sistema límbico. Depressão, bruxismo (ranger de dentes durante o sono), torcicolo, insônia, mãos e pés frios, fotofobia, manchas roxas na pele, pernas irrequietas, taquicardia, tensão pré-menstrual e asma ou bronquite na infância são alguns deles. Dessa forma, a cura da enxaqueca passaria pelo tratamento dessas outras disfunções.
Mas o médico alerta que "o importante é o paciente não chegar ao "ponto sem volta'", referindo-se à visita tardia ao médico, quando a dor já se tornou diária e contínua.
A reportagem solicitou ao professor pessoas que tenham se curado para dar um depoimento, mas ele preferiu não indicar pacientes.



Texto Anterior: Dor de analgésico
Próximo Texto: A dor dos médicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.