São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Atormentada pela dor
"Tenho 28 anos e, há dez anos, sinto dores muito fortes nas juntas de todo o corpo. Já acordo exausta, com muita dor. Depois de passar por vários médicos e fazer vários exames, soube que sofro de fibromialgia, doença sobre a qual pouco se sabe. Gostaria de saber se há cura, pois estou no limite. Não aguento mais sentir dor, estou muito abalada, os remédios não resolveram nem 30% da dor. Sonho com o dia em que vou acordar disposta."
Adriana Gomes, Charqueada, SP

Os sintomas descritos são compatíveis com o diagnóstico de fibromialgia. "Ainda temos muito a descobrir sobre essa doença porque ela só foi definida em 1990. Mas já dispomos de tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida dos fibromiálgicos. Além dos medicamentos que você está tomando, a prática de atividade física bem orientada ajuda muito a melhorar o quadro. Procure seu médico para saber mais a respeito", sugere o reumatologista Jamil Natour, da Unifesp.

Vinho para o coração
"Qual tipo de vinho é mais eficaz para proteger o coração, o tinto ou o branco? O consumo ideal é mesmo de uma taça diária para mulher e duas taças para homem?"
Fernando Dias Amato, Mogi das Cruzes, SP

O vinho que contém substâncias ativas que trazem benefícios para o nosso coração é o tinto, feito com uvas roxo avermelhadas. "Durante o processo de fermentação, a casca dessas uvas libera substâncias conhecidas como compostos fenólicos. Entre elas, o resveratrol, um agente antioxidante que pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares", explica Jocelem Mastroldi Salgado, professora de nutrição da Esalq/USP. O vinho tinto apresenta até 50 vezes mais compostos fenólicos do que o vinho branco. "O ideal é que homens e mulheres consumam, no máximo, dois cálices de 50 ml de vinho tinto por dia", diz Jocelem.

Furúnculos
"O que são furúnculos, por que eles aparecem e como devo tratá-los?"
Andreia de Lourdes Silva, São Paulo, SP

O furúnculo é causado por uma infecção bacteriana profunda no folículo piloso e na glândula sebácea. "Ele pode ser desencadeado por calor, umidade, traumatismo ou pelo uso de roupas justas e de fio sintético", afirma o dermatologista Leonardo Abrucio Neto, da Beneficência Portuguesa (SP). Segundo a dermatologista Kátia Castello Branco, o surgimento de vários furúnculos de uma vez indica queda da imunidade. "O aparecimento de lesões múltiplas também pode ser sinal de diabetes", complementa Abrucio Neto. O tratamento pode ser feito com vacinas antibacterianas e/ou antibióticos, de acordo com a prescrição médica.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Firme e forte: Girotônico alonga e fortalece sem suor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.