São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberto

Vale mais do que pesa
Além da cor, há outra característica do açafrão que lembra o ouro: o preço. Utilizado desde a Antiguidade, o açafrão é uma das especiarias mais caras do mundo. Para obter um quilo desse condimento, é necessário colher mais de 150 mil flores da planta Crocus sativus e, depois, retirar seus pistilos amarelo-alaranjados -tudo isso manualmente. O esforço compensa: o açafrão, vendido seco ou em pó, dá sabor e coloração especial a muitas receitas, de um simples arroz a uma elaborada "paella".

À prova de mau humor real
A história registra que Carlota Joaquina nunca escondeu seu desdém pelo esposo, D. João 6º, e a transferência da corte portuguesa para o Rio tornou-a ainda mais irascível. Mas havia pelo menos um produto local que ela apreciava, tanto que o transformou em presente. Em 1815, Carlota Joaquina enviou um barril com palmito para seu irmão D. Fernando 7º, rei da Espanha, informando que a exótica iguaria podia ser degustada cozida ou assada.

Da China para as lanchonetes
O ketchup espalhou-se pelo mundo graças à explosão do "fast-food" e suas lanchonetes cheias de hambúrguer, cachorro-quente e batata frita. Mas engana-se quem acha que esse molho vermelho é uma invenção genuinamente norte-americana. A receita original, usada para acompanhar peixes, é chinesa. Levada por marinheiros para a Inglaterra, foi sendo modificada até chegar à forma de preparo atual, com tomate e levemente adocicada.

Lugar de criança é na cozinha
Torta de palmito, frango ao catupiry, arroz com brócolis e quindão são algumas das guloseimas que fazem parte do programa do curso Crianças e Panelas, voltado para aspirantes a mestre-cuca de 9 a 14 anos. O curso acontece entre os dias 29 e 31 de janeiro na Escola Wilma Kovesi de Cozinha, em São Paulo, e custa R$ 150. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/11/3082-9151.



Texto Anterior: Alecrim: Salmão é saboroso fresco ou defumado
Próximo Texto: Fibromialgia "tortura" com dores pelo corpo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.