São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Integração é palavra-chave

Há cerca de três anos, um grupo de pessoas vem lutando para difundir a permacultura no Brasil. A Rede Brasileira de Permacultura foi criada pelo iraniano Ali Sharif, que vive no Amazonas desde 1995.
"A megalópole é uma idéia insustentável. As pessoas são obrigadas a grandes deslocamentos para ir ao trabalho, as crianças estudam longe de casa, o alimento vem de locais distantes e é produzido com técnicas que destroem a natureza. O preço que se paga é a poluição e o consumo cada vez maior de energia", diz o arquiteto Sérgio Pamplona, do Ipec (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado), localizado em Pirenópolis (GO) e que faz parte da rede.
Integração e reaproveitamento são as palavras-chaves. Para aumentar a eficiência energética e evitar o desperdício de trabalho, é necessário planejar com cuidado a ocupação espacial. Se os tanques de água são colocados na parte mais alta de um terreno, por exemplo, não é necessário usar bombas. A gravidade encarrega-se de transportar a água para a casa e o jardim.
A Escola Agrotécnica Federal de Manaus desenvolve um projeto de permacultura desde 1997. O coordenador é o biólogo Carlos Miller, do Instituto de Permacultura da Amazônia (IPA). Os moradores da região aprendem a plantar em qualquer espaço disponível, combinando culturas que mantêm solo fértil e apresentam bons índices de produtividade. Miller ensina, por exemplo, que é possível plantar manjericão, mamão e feijão em um só canteiro, pois cada uma dessas plantas produz nutrientes que auxiliam o desenvolvimento das outras.
Segundo Pamplona, já existem comunidades vivendo de acordo com esses princípios na periferia de Los Angeles (EUA). "A idéia é não somente produzir o próprio alimento, mas trabalhar para que os moradores das comunidades se integrem, e elas funcionem melhor", diz. Ter escola para os filhos perto de casa, estimular o uso do transporte coletivo ou solidário e a troca dos excedentes entre os vizinhos são exemplos de medidas que promovem a integração. (CIÇA GUEDES)


Texto Anterior: Princípios da permacultura
Próximo Texto: Intuição é resultado de busca no subconsciente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.