São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Cuidado com a água!
Com o tempo, a pele fica mais fina, e a pessoa, mais sensível à temperatura da água. Por isso, a água do banho dos idosos não pode ser nem muito quente, nem muito fria. "Outro fator importante é que o idoso perde massa muscular com o avanço da idade. Por isso acaba sentindo mais frio", explica o geriatra Fabio Nasri, do hospital Albert Einstein (SP).

Língua dura na queda
Vale para todos: linguarudos, línguas-sujas ou línguas de trapo. O conjunto de músculos da língua está entre os cinco mais potentes e resistentes do corpo. "Guardadas as devidas proporções, podemos compará-lo aos músculos da coxa na sua capacidade de suportar trações", diz o professor de anatomia da Universidade Federal de São Paulo Alexandre Cardoso.

Dente do filho na boca da mãe
Se o dente permanente cair, segure-o pela coroa (a parte de cima) e coloque-o no leite ou em soro fisiológico. "Na falta dos dois, coloque o dente na sua boca e mantenha-o úmido com a saliva", diz Mariângela Schalka, odontopediatra da USP. Se a raiz sair junto, cuidado para não danificá-la. E corra! Quanto mais cedo chegar ao dentista, melhor o resultado.



Texto Anterior: Modos: Qual é o maior "penta" do Brasil?
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.