São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Risco na manicure
"A manicure machucou meu dedo com o alicate e saiu sangue. Ela havia limpado o alicate com álcool. Posso ter me contaminado com o vírus da Aids?"
E. A., via e-mail

Até o momento, a ciência não registrou nenhum caso de transmissão do HIV (vírus causador da Aids) só por meio de objetos, afirma Maria Beatriz Souza Dias, infectologista do hospital Sírio Libanês. Para que ocorra a contaminação, a pessoa precisa ter contato direto com o sangue ou o sêmen de um portador de HIV. Mas os acidentes na manicure podem causar outros tipos de infecção. "Muitas mulheres já tiveram complicações ao redor da unha, como abscessos (pequenos furúnculos) ou celulites (vergões dolorosos e quentes), causados por bactérias", diz a médica. Por isso os instrumentos devem ser lavados com água e sabão e desinfetados com álcool em uma concentração de 70% por, pelo menos, um minuto.

Febre reumática
"Sempre tive frequentes inflamações na garganta. Já fui a vários médicos, e, embora minhas taxas de atividade reumática estejam normais, todos sugerem a profilaxia da febre reumática com Benzetacil. Tomo esse medicamento há um ano e gostaria de saber se esse é o tratamento aconselhável."
Alexandra Vidal Pedinotti, Rio de Janeiro, RJ

A febre reumática acomete pessoas que apresentam infecções de garganta causadas por uma bactéria chamada estreptococo do grupo A. O paciente pode desenvolver artrite (inchaço e dores nas juntas), febre e problemas cardiológicos, explica a reumatologista Eliane Battani Dourador, do hospital São Luiz (SP). Se a pessoa apresenta sinais de que pode vir a desenvolver febre reumática, é possível adotar um tratamento preventivo. A aplicação de injeções de Benzetacil é um deles. Se não há indícios de risco de febre reumática, o paciente pode fazer só a prevenção contra novas infecções de garganta, com antibióticos orais, diz a médica. Para definir o melhor tratamento, é preciso fazer uma avaliação com um otorrinolaringologista.

Bolhas nos pés e nas mãos
"Há algum tempo, surgiram bolhas nas solas dos pés e nos dedos das mãos. Fiz tratamento com um dermatologista e fiquei livre das bolhas por uns cinco meses, mas elas voltaram a aparecer. Isso não tem cura?"
Jair Lopes Lagoeiro Jr., Lins, SP

Os sintomas sugerem um quadro de infecção fúngica de repetição, diz o dermatologista Luis Fernando Tovo, diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo. Essa infecção, causada por fungos, geralmente afeta mais os pés e está relacionada ao excesso de umidade. Ela deve ser tratada logo no início, com cremes antifúngicos. "Além de combater os fungos, são necessários cuidados contínuos: manter a pele sempre bem seca e usar chinelos em ambientes coletivos."



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Poucas e boas: Tratamento de hérnia promete menos riscos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.