São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberto

Açaí foi salvador
Rico em ferro, vitaminas e fibras, o açaí é tão importante para alguns povos indígenas da região amazônica que se tornou até personagem de lendas. Uma delas conta que o açaí surgiu em uma fase de escassez de alimentos que obrigou o cacique Itaki a criar um mecanismo cruel de controle da população: matar as crianças logo após o nascimento. O bebê de Iaçá, filha do cacique, foi primeiro a nascer e a ser sacrificado. Inconsolável, Iaçá acreditou ter ouvido seu bebê chorar e saiu para procurá-lo. No dia seguinte, ela foi encontrada morta, abraçada ao tronco de uma palmeira nunca vista antes e cheia de frutos. Batizados de açaí (Iaçá ao contrário), eles saciaram a fome da tribo e evitaram o sacrifício de mais bebês.

Um prato de fé
Por volta do século 15, muitas famílias judias portuguesas conseguiram escapar dos tribunais do Santo Ofício graças à criatividade na cozinha. Para que os inquisidores não percebessem que eles mantinham o preceito religioso de não comer carne de porco, os judeus de Trás-os-Montes reinventaram um enchido (ou embutido) defumado típico da região, recheando-o com aves e outros animais, como a vitela e o coelho. Por ser bem temperado com alho, o novo enchido recebeu o nome de alheiras e tornou-se um dos pratos típicos de Portugal. Mas a receita original se perdeu no tempo: hoje, as alheiras levam a carne de porco proibida pela religião de seus criadores.

Vídeo na cozinha
Torta capixaba e "cassoulet" são alguns pratos cujo preparo é explicado na coleção "Diário do Olivier", que acaba de ser lançada pelo canal GNT (TV paga). As três fitas de vídeo temáticas -Brasil, Inverno e Verão- reúnem as melhores receitas exibidas no programa que empresta o nome à coleção e é apresentado pelo chef francês Olivier Anquier. O preço médio da coleção é R$ 95, e ela pode ser encontrada em supermercados, livrarias e na Som Livre (tel. 0/ xx/11/ 3457-1590, www.somlivre.com.br).



Texto Anterior: Alecrim: Flor com gosto de alho tempera sopa chinesa
Próximo Texto: Narciso: Para criar perfumes e brincar com as unhas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.