São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Flor com gosto de alho tempera sopa chinesa

O nirá, uma das hortaliças que entram na receita de hoje, foi trazido para o Brasil na bagagem dos imigrantes japoneses e chineses. Nesta época do ano, induzidas pelo frio, as flores dessa erva popularmente conhecida como cebolinha japonesa começam a crescer. Em agosto e setembro -melhor época para a colheita-, os nirás ficam cheinhos de flores, cujo gosto é parecido com o do alho. No Brasil, não é vendido em qualquer esquina: costuma estar disponível nas lojas especializadas em vegetais e ervas exóticas.

"Hot and Sour"

Calorias (por porção): 57,9; carboidratos: 7,3 g; proteínas: 2 g; lipídeos: 2,3 g

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Ingredientes (para seis porções)
2 l de caldo de galinha, 2 talos de capim-limão picados, 1 xícara de salsão picado, 2 colheres (sopa) de gengibre picado, 1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada, 1 colher e um quarto (chá) de sal, 2 xícaras de milho verde, 150 g de cebolinha japonesa (nirá), 3/4 de xícara de shitake cortado bem fino, 6 colheres (chá) de vinagre de vinho branco e cebolinha francesa picada.

Como fazer
Numa panela, junte o caldo de galinha, o capim-limão, o salsão, o gengibre e a pimenta dedo-de-moça. Quando começar a ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue, coe e tempere com sal. Reserve. Pré-cozinhe o milho verde por quatro minutos e reserve. Pré-cozinhe a cebolinha japonesa por um minuto, passe-a na água com gelo e reserve. Coloque o vinagre de vinho branco na panela com o caldo. Deixe ferver e junte o milho e o shitake. Deixe cozinhar mais um pouco e acrescente a cebolinha japonesa. Mexa, desligue o fogo e acrescente a cebolinha francesa. Sirva em seguida. Receita das chefs Maria Helena Guimarães e Lygia Lopes, do restaurante Spot.



Texto Anterior: Rumo à faculdade de gatinhas
Próximo Texto: Boquiaberto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.