São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Tecnologia ajuda sobreviventes do 11/9

Sobreviventes do 11 de setembro estão recebendo uma ajuda tecnológica para superar os traumas deixados pelos atentados de 2001.
A realidade virtual (foto) -já usada nos EUA para tratar fobias como medo de altura ou de falar em público- está sendo empregada no tratamento dos sobreviventes dos ataques terroristas ao World Trade Center.
A proposta nasceu no Programa de Estudos da Ansiedade e do Estresse Traumático da Faculdade de Medicina Weill Cornell, que desenvolveu um simulador com o qual as vítimas assistem, durante meses, a imagens das torres gêmeas inteiras sob um céu pacífico para, em seguida, vê-las serem atingidas pelos aviões terroristas.
De acordo com os especialistas envolvidos nos estudos, o princípio é proporcionar ao sobrevivente a chance de aprender a lidar cada vez melhor com suas emoções diante da repetição do episódio.

IOGA
O Centro Legalas de Yoga, Desenvolvimento e Qualidade de Vida realiza uma série de palestras e vivências gratuitas sobre os fundamentos da ioga e suas aplicações práticas no cotidiano. Interessados em participar devem efetuar a inscrição pelo tel. 0/xx/11/6978-5219. É preciso levar 1 kg de alimento não-perecível. O próximo evento tratará do tema "Estresse e Ioga" e acontecerá no dia 24/8.

DOAÇÃO DE SÊMEN
O volume de solicitações feitas ao Banco de Sêmen de Doadores Anônimos do Brasil do hospital Albert Einstein dobrou em relação ao de 2004, chegando a 70 pedidos diários. "Cada vez mais, esse recurso é visto como uma alternativa para casais que têm dificuldades para ter filhos. No entanto, o número de doadores de sêmen ainda está muito abaixo do ideal", diz Vera Brand, coordenadora do banco.

MANCHAS NA PELE
No site www.melasmabrasil.com.br é possível encontrar informações sobre o surgimento de manchas na pele, conhecido como melasma. O distúrbio acomete 75% das mulheres grávidas, provocando manchas acastanhadas principalmente no rosto.

ANGIOLOGIA
No próximo fim de semana, especialistas da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular estarão na praça Saens Peña, no Rio, realizando exames de glicemia capilar e de classificação de risco para diabéticos. O atendimento acontece das 10h às 16h.

HIPERATIVIDADE
Aprovada nos Estados Unidos desde 2002, a atomexina deve chegar ao Brasil até o próximo ano com o nome comercial de Strattera. A substância é utilizada no tratamento de crianças e adolescentes com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).

MALHAÇÃO ECOLÓGICA
Deve começar a funcionar em setembro, no Alto de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), a primeira academia ecológica do Brasil. Batizado de Ecofit Club, o projeto prevê uma academia comprometida com a preservação ambiental. As instalações serão construídas apenas com madeira certificada e a energia será alimentada pelo aquecimento solar. O clube vai oferecer atividades integralistas como pilates, meditação e ioga, além da malhação convencional. Mais informações no site www.ecofit.com.br.

ALERGIA ALIMENTAR
A intolerância a alimentos observada principalmente nas crianças é o assunto do livro "Alergias Alimentares -Tentando Entender por que Existem Pessoas Sensíveis a Determinados Alimentos" (ed. Atheneu, R$ 31). A autora é Rebeca Angelis, professora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Segundo a publicação, 10% da população apresenta reações adversas a alimentos.


Texto Anterior: Domínio do corpo: Pisar corretamente previne problemas posturais
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: O espaço privado e o espaço público
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.