São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corpo pode ser aliado ou não na guerra da balança

Uma seleção de 15 itens preciosos sobre o funcionamento do organismo para ajudar a ter sucesso na perda de peso

KARINA KLINGER - DA REPORTAGEM LOCAL

Para emagrecer, feche a boca. É o que prega o senso comum e muitas dietas em posse de gorduchos. Mas uma série de mecanismos fisiológicos, metabólicos e psicológicos pouco ou nada conhecidos interfere, para o bem ou para o mal, conforme o caso, no processo. O Equilíbrio traz aqui 15 itens, informações valiosas sobre o organismo com a finalidade de ajudar a quem batalha pela perda de quilos e não consegue.
A habilidade para lidar bem com o estresse reduz o risco de a pessoa desenvolver a abominada barriga. Isso porque o estresse aumenta a produção do hormônio cortisol, que leva a maior acúmulo de gordura nessa região do abdômen.
Já o metabolismo pouco eficiente de um obeso, por exemplo, pode ser herança dos pais. Informações como essas, aprofundadas nas três páginas seguintes, devem ajudar a dar adeus aos quilos extras.
Para se despedir deles, é preciso também dar adeus à prática obsoleta da dieta convencional, que em geral prevê restrições abusivas e até jejum.
"Só emagrece quem come direito. É preciso ter em mente que é necessário mudar os hábitos alimentares e que tal comportamento deve ser seguido para toda a vida", alerta a endocrinologista Maria Fernanda Barca, do Hospital das Clínicas.
Esse processo de reeducação alimentar não é fácil de ser absorvido de uma hora para a outra. E a pirâmide alimentar é o guia que serve como referência internacional para uma alimentação diária saudável e suficiente para as necessidades do organismo.
"Respeitamos os princípios de uma alimentação equilibrada, orientando dietas com 50% a 60% de carboidratos, 20% a 30% de lipídios e 10% a 15% de proteína do valor calórico total da dieta", diz a nutricionista Sônia Tucunduva Philippi, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP, que adaptou a tradicional pirâmide do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos aos hábitos brasileiros.


Texto Anterior: Vício do chocolate
Próximo Texto: Alimentos sacietórios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.