São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alimentos sacietórios

São os que ajudam a pessoa a se sentir saciada e, consequentemente, a comer menos. As proteínas são consideradas sacietórias, pois o organismo demora mais para absorvê-las, fazendo com que o efeito sacietório dure mais. Já as gorduras e os carboidratos são absorvidos rapidamente, e a sensação de saciedade dura menos tempo. Outro detalhe: é preciso um determinado tempo (10 minutos, ao menos) para que a sensação de saciedade venha à tona. Esse processo ocorre por meio de informações enviadas por neurotransmissores ao cérebro. Ele é autônomo, não pode ser controlado, mas dá para driblá-lo. Como driblar: coma devagar. "Ao comer rápido demais, as pessoas não dão tempo para que a comida permaneça no tubo gástrico o tempo suficiente para estimular os neurotransmissores que regulam a fome", afirma a nutricionista Marcia Daskal. E valorize o consumo de proteínas e seu potencial sacietório.

Atividade física

Quanto mais exercícios, maior a queima calórica. As pessoas costumam acreditar que, com a idade, o metabolismo fica mais lento. Não é verdade. O que ocorre é que, além das alterações hormonais (menopausa e andropausa), as pessoas tornam-se mais sedentárias, diz a endocrinologista Maria Fernanda Barca. Por isso a impressão de que a mesma dieta feita há tempos só para controle de peso não é mais eficaz. Como driblar: fazer da atividade física um hábito para a vida toda.

Autoproteção

As dietas restritivas são entendidas pelo organismo como uma ameaça ao seu funcionamento. Dessa forma, ele passa a agir como inimigo, ativando uma série de mecanismos de proteção para que as pessoas gastem menos energia. "Durante as dietas, é comum ocorrer uma hiperatividade da lipase, enzima que facilita a absorção de gordura pelo próprio organismo", diz o endocrinologista Walmir Coutinho. Isso ocorre para garantir um razoável estoque de gordura para tempos de escassez, o que faz algumas pessoas emagrecerem com mais lentidão. Como driblar: várias refeições ao dia para manter o metabolismo estável.


Texto Anterior: Corpo pode ser aliado ou não na guerra da balança
Próximo Texto: Dieta masculina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.