São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jejum

É totalmente condenável. O correto é comer a cada três horas. É mais fácil para o organismo absorver moderadamente refeições pequenas, diz a nutricionista Mônica Beyruti. Além disso, seu apetite será menor, e o organismo estocará menos gordura. Como driblar: coma várias vezes ao dia e, claro, de forma moderada.

Medicamentos

Alguns podem engordar. Na lista, corticóides, antidepressivos, antialérgicos e anticoncepcionais. "Além de aumentar a fome, alguns medicamentos também têm ação na queima calórica", afirma Maria Fernanda Barca. Como driblar: aconselhar-se com o médico que fez a prescrição.

Metabolismo

Um bombom pode engordar mais uma pessoa do que outra, e duas pessoas que praticam a mesma quantidade de exercício podem obter resultados diferentes. Isso porque cada organismo tem o seu processo metabólico, uma herança genética. Além disso, um desajuste no complexo mecanismo do metabolismo, como alterações hormonais, pode resultar em quilos a mais. Como driblar: além da prática de exercício para aumentar a queima calórica, há medicamentos que agem na tireóide -glândula que desempenha importantes funções metabólicas- e que somente podem ser prescritos por médicos. Há ainda drogas que aumentam a termogênese (queima calórica), mas recebem críticas de alguns profissionais por causar sintomas como taquicardia.

Na barriga

A obesidade pode ter como causa a carência de alimentação da grávida no primeiro e segundo trimestres de gestação, afirma a endocrinologista Maria Fernanda Barca. Isso porque a desnutrição da mãe é capaz de interferir no desenvolvimento do hipotálamo -área do cérebro responsável pelo controle da fome e da sensação de saciedade- que está em formação. É como se o bebê nascesse com um mecanismo para se proteger, durante a vida, contra a carência de alimento. Como driblar: com bons hábitos alimentares.


Texto Anterior: Estresse
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.