UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

Tratamento para acne
"Tenho 29 anos e me indicaram isotretinoína para tratar a acne. Gostaria de saber se esse remédio tem efeitos colaterais e se nunca mais terei espinhas e cravos depois do tratamento."
Luciano Guimarães, Belo Horizonte, MG

Atualmente, a isotretinoína é o único medicamento via oral para acne. "Cerca de 85% das pessoas que tomam um ciclo completo dessa substância ficam curadas", afirma Denise Steiner, secretária da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo. Antes de iniciar o tratamento, o médico deve solicitar alguns exames para verificar se não há contra-indicações específicas. Segundo a médica, há efeitos colaterais, mas são controláveis. Os mais comuns são ressecamento e sensibilização da pele e dos lábios. Por isso recomenda-se ao paciente que utilize hidratantes, protetores especiais para os lábios e filtros solares.

Rubor excessivo
"Minha filha de 20 anos teve bronquite até os sete. Ela tem peso adequado à altura, mas, quando faz algum exercício, como correr ou praticar capoeira, fica muito vermelha nas faces, quase arroxeada. A cor demora um pouco para voltar ao normal. Quando a temperatura esfria um pouco, ela tem de vestir agasalho e fica com as unhas arroxeadas. Não sei qual especialista procurar. Há alguma doenças com esses sintomas?"
F. S., Ubatuba, SP

Há várias doenças que podem causar esses sintomas. Como a garota teve bronquite na infância, é possível que a ruborização excessiva e persistente esteja associada a uma asma brônquica associada à atividade física, afirma o pneumologista e professor da PUC-RJ David Nigri. A asma, porém, não costuma causar unhas arroxeadas e maior sensibilidade ao frio. Mesmo assim, Nigri recomenda consultar um pneumologista para fazer uma avaliação clínica e de exames radiológicos e funcionais pulmonares. Caso não seja identificada uma causa para os sintomas, o médico poderá indicar outro especialista.

Bolhinhas nas mãos e nos pés
"Há alguns meses, surgiram pequenas bolhas na palma das mãos e na sola dos pés. Depois de secarem, elas descamam. Já tentei hidratantes e evito sabonetes e produtos químicos. Ultimamente, elas têm piorado muito. O que pode ser isso?"
Maria Nigro, Itápolis, SP

De acordo com o alergista Mário Geller, bolhas na palma das mãos e nas solas do pé podem indicar um quadro de disidrose. "Muitas vezes as lesões pioram com o estresse emocional." O aparecimento das bolhas pode estar associado a remédios, infecções ou alergias. O diagnóstico deve ser feito por um dermatologista. "Se for confirmada a hipótese de disidrose, pode haver melhora com cremes de cortisona", afirma Geller.


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Drible a neura: Falar demais aborrece e afasta os ouvintes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.