São Paulo, quinta-feira, 19 de julho de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualquer um pode pedir tombamento

O Masp e o colégio Rodrigues Alves têm seu lugar cativo na cidade de São Paulo e sua aparência garantida pelo resto da vida. Ambos são tombados. Tal medida proíbe qualquer tipo de intervenção que possa destruir ou descaracterizar os respectivos imóveis.
Qualquer cidadão pode requisitar o tombamento de um bem material em São Paulo e no resto do país. Aqui, as cartas devem ser enviadas à presidência do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). É preciso informar o endereço e a localização do bem, justificar o pedido, esclarecendo a importância da sua preservação, se possível, enviar documentos sobre ele. Depois, é esperar a avaliação da comissão técnica responsável pela investigação.
Em outros locais, o pedido de tombamento é feito à instituição definida pela legislação do município ou do Estado. Na dúvida, procure o representante na sua região do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).


Conpresp: praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, CEP 01124-060; Iphan: www.iphan.gov.br



Texto Anterior: Preservar a memória é resguardar parte da vida
Próximo Texto: Os tombados e os detonados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.