São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Depilação com cera
"Depilação com cera quente nas axilas pode causar tumores no seio? Nas pernas pode provocar aumento de varizes e vasinhos? Na sobrancelha pode favorecer o aparecimento de rugas e a flacidez?"
Denise Marins, Santa Rita do Sapucaí, MG

O processo de depilação com cera quente é mecânico: quando aplicada sobre a pele, a cera esfria e endurece, aderindo aos pêlos que, em seguida, serão arrancados. "Deve-se tomar cuidado com a temperatura da cera: se for excessiva, pode até provocar queimaduras sérias ou manchas na pele", afirma o dermatologista Samuel Henrique Mandelbaum, professor da Universidade de Taubaté. De acordo com o médico, algumas pessoas podem ter alergia a um dos componentes da cera, o que pode causar coceira e irritação. Mandelbaum também alerta que usar a mesma cera repetidamente pode provocar infecções. "A cera quente, porém, não causa tumores no seio, não provoca varizes e não favorece o aparecimento de rugas", afirma o dermatologista.

Cama molhada
"Gostaria de saber por que meu irmão, que já tem quase 13 anos, ainda faz xixi quando está dormindo. O que é preciso fazer para isso parar? Minha mãe também fez xixi até os 12 anos. Há alguma relação?"
F. M., São José do Rio Preto, SP

A perda de urina na cama à noite é um problema comum chamado enurese noturna. "Em geral, ele decorre de um atraso no amadurecimento neurológico do controle da bexiga", afirma o médico Luis Rios, do Centro de Continência Urinária do hospital Albert Einstein (SP). A enurese noturna costuma cessar até os cinco anos. "Cerca de 15% das crianças, porém, apresentam algum retardo no funcionamento adequado da bexiga e continuam com o problema por mais algum tempo", diz ele. Segundo o médico, há indícios de tendência hereditária: o fato de um dos pais ter tido o problema aumenta muito a chance da enurese ocorrer nos filhos. A enurese não é um problema grave, mas pode trazer muito embaraço para a criança, por isso deve ser tratada. É aconselhável consultar um urologista para obter uma orientação adequada, sugere Rios.


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Poucas e Boas: Almofada especial para quem tem azia e refluxo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.