São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006
Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

CALOR NAS MÃOS E NOS PÉS
"Tenho 47 anos e moro na região norte do Estado do Paraná. Na primavera e no verão, sinto que minhas mãos e pés ficam mais inchados do que o resto do corpo. Por conta disso, é desconfortável usar sapatos ou tênis porque os meus pés transpiram e causam mau cheiro. Gostaria de ter um diagnóstico das possíveis causas e saber qual médico eu devo procurar."
AILTON YAMAMOTO (Maringá, PR)

Segundo Abdiel Figueira Lima, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, quando existe o aumento da temperatura é natural que se perceba uma maior dilatação das extremidades do corpo. Em relação ao odor, é preciso cuidar da higiene dos pés -sempre enxugando bem entre os dedos após o banho-, além de fazer uma boa assepsia dos tênis e dos sapatos. Evite guardá-los em ambientes fechados. Para solucionar o problema, o leitor deve procurar um dermatologista. O médico poderá constatar se esse é um caso comum ou se exige tratamento, como nos quadros de hiperidrose, que é o excesso de suor nos pés e nas mãos. Se esse problema for diagnosticado, há opções de tratamento. Entre eles, a utilização de adstringentes, talcos ou injeções locais de toxina botulínica.

DESCONFORTO NOS OMBROS
"Há um mês, eu percebo que quando mexo o braço em algumas posições ele estala. Sinto já algum desconforto nos ombros. O que posso fazer para evitar isso? O estalar de pescoço e dos braços pode ter conseqüências? Gostaria de orientação."
MARIA ANGÉLICA ROMEIRO SASAKI

A maioria das pessoas tem estalidos nas articulações que não causam nenhum mal à saúde, mas Ricardo Cury, ortopedista e professor do Grupo de Cirurgia do Joelho e Trauma Esportivo da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, diz que quando o paciente começa a notar esses sintoma repentinamente, deve procurar um especialista. "Os estalidos nos dedos, nos ombros e no cotovelo podem ser somente conseqüência do deslocamento de estruturas ósseas -como tendões e ligamentos- mas também podem ser sinal de problemas mais graves. Entre eles, lesão de cartilagem e artrose nas articulações", explica. Por isso, a importância de procurar um médico que faça o diagnóstico correto por meio de exames de raio-X e ressonância magnética.


Participe do Folha Equilíbrio
Perguntas, críticas e sugestões para o caderno devem ser enviadas para a al. Barão de Limeira, 425, 4 andar, Campos Elíseos, SP, CEP 01202-900; faz 0/xx/11/3224-4261 E-mail: folhaequilibrio@uol.com.br



Próximo Texto: Outras idéias - Wilson Jacob Filho: Ao persistirem os sintomas ...
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.