São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Roncos no abdômen
"Tenho 38 anos, 1,72 m e 62 kg. Sofro de roncos avassaladores no abdômen logo depois de me alimentar, principalmente à noite. Minha alimentação é bastante equilibrada e faço exercícios físicos regularmente. Meu pai também tem roncos, e meu avô paterno morreu em decorrência de um câncer de estômago."
Marcos Antonio Dvoranen, Mogi das Cruzes, SP

A descrição sugere um quadro de meteorismo exagerado, o que é conhecido popularmente como gases, afirma o gastroenterologista Antonio Luiz Macedo, do hospital Albert Einstein (SP). Há várias causas para esse problema, entre elas gastrite e dificuldade de assimilação de alguns alimentos, como leite e derivados. É preciso fazer exames para identificar a origem do problema: radiografia e ultra-sonografia de abdômen, exame parasitológico de fezes, endoscopia e testes de tolerância a alimentos, por exemplo. "Uma vez detectado o problema, é possível iniciar o tratamento específico sob orientação de um gastroenterologista", diz.

Redução de melatonina
"Há casos em que o nível de melatonina pode baixar, comprometendo a duração e a qualidade do sono? Os benzodiazepínicos indicados como agentes hipnóticos para casos de insônia podem gerar dependência?"
Mário Lúcio Camargos, Curitiba, PR

A melatonina é produzida pela glândula pineal e funciona como um marcador do relógio biológico. "Ela é secretada à noite, no escuro; durante o dia, a produção é inibida", explica o neurologista Flávio Alóe, da Beneficência Portuguesa (SP). A partir dos 65 anos, a produção de melatonina diminui. "Por isso se acredita que, em parte, a redução da duração e da qualidade do sono no idoso seja causada pela diminuição na secreção de melatonina." Segundo Alóe, três fatores podem fazer com que os benzodiazepínicos gerem dependência: a dosagem, o tempo de uso e as condições psicológicas da pessoa. "Se usados na dose certa e em tempo inferior a três semanas, as chances de desenvolvimento de dependência ficam reduzidas."

Exercícios e articulações
"Tenho 50 anos e alguns problemas nas juntas, como uma bursite não muito grave e rangidos nos joelhos. Gostaria de saber qual destas atividades seria mais indicada para o meu caso: musculação ou natação."
Aguinaldo Pereira da Costa, São Paulo, SP

É recomendável que qualquer pessoa faça uma avaliação médica antes de iniciar a prática de atividades físicas. Quando existem problemas nas articulações, o ideal é consultar um ortopedista, orienta o especialista em medicina do esporte Marcelo Baboghluian, do Projeto Marazul (SP). Mas, de maneira geral, a natação é o exercício mais indicado para esses casos. "Apesar dos movimentos repetitivos, a natação sobrecarrega menos o sistema articular", explica o médico.


Texto Anterior: quem diria
Próximo Texto: poucas e boas: Clínica de reprodução aprimora laboratório
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.