UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

France Presse
Sem automedicação
Está resfriado? Espere passar, sugere Abrão José Cury Jr., da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Se os sintomas persistirem, vá ao médico. Mas nada de se automedicar! Alguns remédios podem ser prejudiciais. Xarope, por exemplo, piora a secreção pulmonar, e descongestionante nasal agrava quadros de sinusite e pneumonia, afirma o médico.


Johnny Green/Associated Press
Aguente o sono
Após a refeição, espere pelo menos duas horas para dormir. Na cama, o risco de ter azia -causada pelo retorno do suco gástrico- é maior, principalmente se a pessoa se deitar sobre o lado direito, onde fica a ligação do esôfago com o estômago. "Mas isso não quer dizer que a pessoa tem a doença de refluxo gástrico", diz o gastroenterologista Fauze Maluf Filho, do HC.


Flavio Florido/Folha Imagem
Toneladas nos pés
A cada quilômetro percorrido numa corrida, são geradas mais de 50 toneladas de pressão sobre pés e tornozelos! Por isso é comum pessoas que correm regularmente sentirem dores nessas regiões, diz o ortopedista Afonso Gonçalves, da Beneficência Portuguesa (SP). "Quase um quarto das queixas de dores musculoesqueléticas são relacionadas a essas estruturas."


Texto Anterior: modos: O que alimenta o espírito?
Próximo Texto: pergunte aqui
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.