São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Inventos facilitam vida de deficientes

Quer escutar melhor? Coloque os óculos. Pesquisadores holandeses criaram um novo aparelho auditivo que vem embutido nas hastes desse acessório.
O dispositivo, desenvolvido por cientistas da Universidade Delft em parceria com empresas e já em fase de comercialização, é constituído por quatro pequenos microfones interligados. Por uma questão estética, decidiu-se fabricar óculos em cujas hastes essa aparelhagem poderia ser escondida. Chamado Varibel, o novo produto tem uma sensibilidade direcional de 8.2 decibéis -segundo os pesquisadores, os equipamentos tradicionais apresentam apenas 4.2 decibéis.
O objetivo foi criar um equipamento auditivo mais potente e capaz de filtrar melhor os ruídos de um ambiente com muitas pessoas falando ao mesmo tempo -resolvendo, assim, a dificuldade que muitos portadores de deficiência auditiva têm para reconhecer de onde vem a voz da pessoa que está falando.

ACESSIBILIDADE
Um módulo motorizado que pode ser acoplado a cadeiras de rodas manuais foi desenvolvido na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Além de permitir o uso da motorização só quando necessário, o protótipo pode baratear o custo em cerca de R$ 7.000 em relação à cadeira já motorizada. A autora da invenção, Flávia Alvarenga, busca empresas que queiram fabricar o produto

FEIRAS SAUDÁVEIS
Quem se interessa por produtos naturais e medicina complementar pode conferir novidades nesses setores em dois eventos que começam hoje. A Natural Tech - Feira Internacional de Produtos Naturais, Alimentação Saudável e Medicina Complementar (www.naturaltech.com.br) e a Bio Brazil Fair - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia (www.biobrazilfair.com.br) ocorrem no Pavilhão da Bienal (parque Ibirapuera, portão 3, São Paulo), vão até 23/4 e têm entrada franca.

DIA DO SAMURAI
Em 24/4, será comemorado, em São Paulo, o Dia do Samurai, data que já integra o calendário oficial da cidade. No pavilhão japonês do parque Ibirapuera, haverá apresentações das 14h às 16h. "A idéia é que nesse dia as pessoas se lembrem de virtudes como honra e compaixão", diz o "sensei" Jorge Kishikawa, do Instituto Niten, que ensina a arte da espada samurai no Brasil.

  Aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem, anualmente, de doenças cardiovasculares no mundo


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Formatura polêmica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.