UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Festa do arco-íris

Peixe de águas muito frias, com hábitos semelhantes aos do salmão, a truta possui uma carne firme, mas delicada e bastante saborosa. Apenas a truta-arco-íris, originária da Califórnia, adaptou-se ao clima brasileiro. Graças a uma ração temperada com betacaroteno, ela se transforma na truta-rosa, também conhecida como salmonada. Esse tipo de truta é o ingrediente principal da receita de hoje, criada para a 4ª Temporada da Truta, que acontece até 7 de dezembro, nas montanhas de Visconde de Mauá (RJ).

Truta-rosa ao alecrim

Mônica Rangel/Divulgação
Calorias: 1.095,5; carboidratos: 98,1 g; lipídeos: 53,5 g; proteínas: 55,4 g

Ingredientes (para uma pessoa)
Para a truta: 1 filé de truta-rosa e sal e pimenta-do-reino a gosto. Para o molho: 1 alho picado, 1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal; 8 galhinhos de alecrim fresco e 3 colheres (sopa) creme de leite fresco. Para o purê de mandioca: 200 g de mandioca, 0,5 l de leite, 1 colher (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e sal a gosto.

Como fazer
A truta: doure a truta em uma chapa quente dos dois lados, retirando a pele. Reserve. Frite o alho na manteiga, acrescente o alecrim e o creme de leite fresco. Deixe engrossar ligeiramente e disponha por cima da truta. O purê: cozinhe a mandioca no leite . Amasse bem e acrescente o queijo, a manteiga e o sal. Sirva o peixe acompanhado do purê de mandioca e decorado com ramos de alecrim. Receita da chef Mônica Rangel, do restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá (RJ).


Texto Anterior: Onde
Próximo Texto: outras idéias - thereza pagani ("therezita"): Como as crianças aprendem a partilhar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.