São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Diabetes, café e HIV "Gostaria de saber se o portador do vírus HIV pode de alguma forma ser prejudicado quando manipula insulina ou tem contato manual diariamente com diabéticos. Algum tempo atrás, li em matéria de jornal que o café faz bem ao portador de HIV. É verdade?"
Célio Borba, Curitiba, PR

O portador de HIV pode -e deve- levar uma vida normal e produtiva, e isso inclui conviver com outras pessoas. O contato somente deve ser evitado em casos de doenças contagiosas, porque o portador de HIV pode se contaminar. Como o diabetes não é transmissível, o convívio entre um diabético e um portador de HIV é seguro para ambos. "Mas se o diabético estiver com tuberculose, por exemplo, há risco de contágio para o portador de HIV", explica Jacyr Pasternak, chefe de equipe de Infectologia da Beneficência Portuguesa (SP). Quanto ao café, não há dados que comprovem que seu consumo beneficie o portador de HIV. "O café não faz bem nem mal", afirma Pasternak.

Exercícios "plastificados"
"Pratico caminhada e gostaria de saber se enrolar plástico no corpo enquanto fazemos exercícios físicos realmente ajuda a emagrecer."
Larissa Bauer Leone, via e-mail

Além de não ajudar a emagrecer, enfaixar o corpo com plástico durante a prática de atividades físicas pode até ser prejudicial à saúde, principalmente nos dias mais quentes, quando a transpiração é necessária para manter a temperatura interna. "Estudos mostram que a exposição ao calor e ao frio, em condições normais, não possui papel significativo no aumento do gasto de energia", afirma o endocrinologista Tsuyoshi Yamashita, do hospital São Luiz (SP). O médico acrescenta que, "infelizmente, não há fórmula mágica para emagrecer". O método seguro e eficaz é ingerir menos calorias do que a quantidade que é gasta. "Continue com suas caminhadas e faça uma dieta alimentar, sempre sob a orientação de profissionais especializados", aconselha Yamashita.

Narinas depiladas
"Tenho 24 anos e gostaria de saber se existe algum método de depilação definitiva dos pêlos do nariz. Posso ter algum problema se depilar esses pêlos?"
Davi Cabral Murari, São Paulo, SP

Os pêlos nasais exercem uma função importante: purificar o ar que é inspirado. Se a pessoa retirar esses pêlos, o ar deixará de ser filtrado. "O ar não purificado, de má qualidade, pode causar infecções e doenças otorrinolaringológicas nas vias aéreas inferiores", alerta a otorrinolaringologista Roxane Silva Catta Preta Netto, do Hospital Samaritano (RJ). Por isso, segundo a especialista, a depilação das narinas é totalmente desaconselhável.



Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: poucas e boas: Cápsula fotografa o interior do organismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.