São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberto

Prove o gosto do poder, literalmente

LILIANA FRAZÃO - EDITORA-ASSISTENTE DO EQUILÍBRIO

Chegar ao Palácio da Alvorada é privilégio de poucos. Mas qualquer pessoa com empatia por panelas, facas, forno e fogão pode agora preparar os pratos servidos com pompa e circunstância para diplomatas, governadores, empresários, ministros e chefes de Estado. Para sentir, literalmente, o gosto do poder, basta seguir à risca as receitas que recheiam o recém-lançado "Roberta Sudbrack: uma Chef, um Palácio" (186 págs., R$ 85, ed. DBA, tel. 0/xx/11/ 3062-1643).
O livro reúne algumas das criações de Roberta à frente da cozinha do Alvorada. Como boa cozinheira que é, ela dá atenção aos detalhes. No jantar que foi comparado a um "banquete renascentista" por Carlo Ciampi, presidente da Itália, Roberta recriou o italianíssimo risoto, misturando o igualmente italiano queijo mascarpone com carne-seca e servindo a inusitada combinação em minimorangas. Já o primeiro-ministro britânico Tony Blair saboreou um filé picante acompanhado pelo tradicional "Yorkshire pudding" de sua terra.
Além de explicar receitas especiais como essas, o livro mostra os pratos das refeições cotidianas do presidente Fernando Henrique Cardoso, que, às quartas-feiras, não abre mão de picadinho com farofa crocante de cenoura, banana à milanesa, arroz e feijão. Todas as receitas são acompanhadas por sugestões de vinho, elaboradas por Manoel Beato, "sommelier" do restaurante Fasano, de São Paulo.


Texto Anterior: alecrim: A proposta é trocar o peru pelo javali
Próximo Texto: peça rara: Pop art marca o tempo, lentes pintam o rosto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.