São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

A proposta é trocar o peru pelo javali

Que tal aproveitar para inovar na ceia de Natal ou de Ano Novo? Para surpreender a família e os amigos, faça um assado de javali. Assim como o tradicional peru, essa carne é muito saborosa, pobre em gordura e colesterol e também combina com os molhos levemente adocicados. Na receita de hoje, o assado é acompanhado de um molho feito de frutas do bosque, bastante apreciadas em países de língua inglesa do Hemisfério Norte.

Pernil de javali com frutas do bosque
Calorias (por porção): 683,8; carboidratos: 13,6 g; proteínas: 67,6 g; lipídeos: 19,12 g

Ingredientes (para 10 porções)
Para o assado: 1 pernil de javali com aproximadamente 3 kg, 2 cebolas médias picadas, 1 cenoura picada, 4 folhas de louro, 2 talos de salsão, 1 ramo de alecrim, 4 dentes de alho amassado, 1 copo de vinho branco seco, 1 copo de molho inglês, suco de 1 limão, 3 colheres de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Para o molho de frutas do bosque: 180 g de amora, 180 g de framboesa, 180 g de "mirtille" ou "blueberry", 100 g de manteiga, 1 cebola grande bem picada, 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de açúcar, 400 ml de vinho tinto suave, 1 cálice de conhaque e pimenta-do-reino branca moída a gosto.

Modo de fazer
Assado: misture todos os ingredientes para o assado, exceto o pernil e o azeite. Coloque o pernil nessa marinada e deixe descansar por uma noite. No dia seguinte, regue o pernil com o azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio por 1 h. Retire o papel-alumínio e deixe assar aproximadamente por mais 2 h, regando de vez em quando o pernil com a marinada. Molho: doure a cebola na manteiga e adicione o conhaque. Flambe. Acrescente as frutas e deixe até iniciar fervura. Junte o vinho, o sal, o açúcar e a pimenta. Deixe reduzir por cerca de 5 min ou até que o molho adquira consistência. Sirva o molho à parte. Receita do chef Natanael José Celestino, do restaurante Alimentare.


Texto Anterior: s.o.s. família - Rosely Sayão: O ideal de pai perfeito gera montanha de culpa
Próximo Texto: boquiaberto: Prove o gosto do poder, literalmente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.