São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como fugir da sobrecarga

No trabalho: fique atento ao tempo gasto ao telefone. Não aceite ficar em espera ouvindo música de elevador: procure diretamente o operador (geralmente a tecla 0 ou 9). Deixe mensagens claras e curtas, dizendo o que você quer, o número do telefone e o horário em que pode ser encontrado. Quanto mais direto você for, mais econômica será a resposta. Só faça reuniões quando realmente precisar. Defina a pauta antes e deixe todos avisados de quanto tempo dispõe. Aprenda a diferenciar informações que você acha interessante das que são realmente relevantes para o seu trabalho. Muitas coisas podem parecer atraentes, mas sem viabilidade de aplicação prática. Descarte-as.

No computador: selecione os e-mails pelo preview; nem todos precisam ser abertos. Às vezes, basta ler a linha de assunto para descobrir se pode ser deletado. Não duplique informação; escolha apenas um meio: fax, e-mail ou telefone. Você poupa seu tempo, do ouvinte e contribui para diminuir a poluição informativa.

Em casa: fuja do hábito de ficar zapeando entre mil canais. Em geral, mesmo quem tem 60 canais, só assiste 5 ou 6. Quando ligar a TV, pense antes no que quer assistir e vá direto ao canal escolhido. "Eduque" amigos e parentes a serem diretos nas conversas telefônicas. O tempo poupado pode ser usado para desenvolver um hobby, por exemplo. Não assine uma infinidade de jornais e revistas. E tente não acumular o que não deu tempo de ler. Se acha um artigo interessante, mas sabe que não terá como ler na hora, separe em um canto. Se não ler em uma semana, jogue fora. Aproveite a conversa com filhos, cônjuges ou pais para se informar sobre áreas que não são ligadas ao seu trabalho. Você estará compartilhando momentos em família e poupando tempo.



Texto Anterior: Conectado 24 horas
Próximo Texto: Laptop na cama
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.