São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fisioterapia traz bons resultados

Além dos exercícios físicos bem orientados, que incluem caminhadas, natação e hidroginástica, a fisioterapia tem sido uma boa aliada no tratamento da lombalgia crônica. Segundo a coordenadora do curso de fisioterapia da Universidade de São Paulo, Fátima Aparecida Caromano, é possível reequilibrar a musculatura do paciente e aliviar a dor por meio de exercícios de fortalecimento e reeducação muscular, correção postural e alongamento.
Existem várias técnicas fisioterápicas que podem ser empregadas em conjunto ou isoladamente. A hidroterapia, por exemplo, é indicada principalmente para idosos. "Na água, há 90% de alívio do peso corporal, por isso podemos trabalhar de uma forma mais ampla. Quando o problema é o desgaste do disco intervertebral, os exercícios aquáticos amenizam a pressão e aumentam o espaço entre as vértebras", explica o fisioterapeuta Guilherme Namur.
Para o industrial Alberto Tschick, 77, os exercícios na água foram fundamentais. "O primeiro médico queria que eu operasse, o segundo me aconselhou a esperar e tentar a hidroterapia. Foi ótimo, hoje não sinto mais dor", conta ele.
Entre as outras técnicas de fisioterapia disponíveis estão o RPG (que trabalha a reeducação postural), o pilates (feito com a ajuda de um aparelho especial que enfatiza os exercícios mais funcionais, como estimular o movimento de rotação das articulações e o fortalecimento abdominal), a terapia australiana (mais focada nas articulações) e a osteopatia (que procura estabilizar as vértebras). A acupuntura e algumas técnicas de massagem também podem ajudar no combate à dor.


Texto Anterior: Dor nas costas inferniza a maioria da população
Próximo Texto: Cirurgias são mais simples e seguras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.