São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coma sem medo

Azeite de oliva:o óleo de oliva é uma gordura vegetal que faz menos mal do que a gordura saturada de origem animal (manteiga). Seu consumo habitual diminui a pressão arterial e previne a formação de ateromas -placas de gordura que endurecem as artérias.

Frutas e verduras:a ingestão de frutas frescas e vegetais garante um aporte regular de fitoquímicos e de vitaminas antioxidantes naturais. Essas substâncias protegem contra doenças cardíacas e câncer.

Queijos e iogurtes: pequenas porções são ótimas fontes de cálcio, indispensável à boa formação e à regeneração óssea, e de proteína, especialmente a caseína.

Vinho tinto: em quantidade moderada (uma taça diária para a mulher e duas para o homem), melhora os níveis no sangue do bom colesterol, o HDL. Estudos comprovaram que o vinho tinto é benéfico para o coração porque a casca da uva libera o resveratrol, um composto que inibe a formação de radicais livres. Também previne contra o câncer de mama e próstata, ateromas e arteriosclerose.

Grãos: grande parte das necessidades energéticas podem ser supridas com grãos, como arroz, feijão, lentilha, milho e trigo. São ricos em fibras e em carboidratos complexos, que protegem contra as doenças do cólon. A redução do câncer de mama também está relacionada ao consumo de soja e grãos."

Peixes: os ácidos graxos poliinsaturados do peixe, especialmente o ômega 3, previnem doenças cardíacas. Os mais indicados são salmão, bacalhau, arenque e peixes de água doce.

Alho: previne contra o câncer gástrico.


Texto Anterior: Dieta do Mediterrâneo é invenção dos deuses
Próximo Texto: Coma com moderação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.