São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Dor na coluna
"Tenho dores na coluna que incomodam muito e quase me impedem de trabalhar, mas que vão embora depois de três dias. Quando são muito fortes, tomo antiinflamatórios. Existem exercícios físicos que previnam as dores ou preciso procurar um médico?"
Mariella Vilar, 34, Belo Horizonte, MG

Dores na coluna podem ter causas bastante diversas: doenças reumatológicas, degeneração das articulações típicas do envelhecimento ou até vícios posturais decorrentes das atividades diárias. Por isso mesmo é bom consultar um médico e saber a causa exata da dor antes de tomar remédios. "A utilização de antiinflamatórios alivia os sintomas, mas não trata as causas", diz Luís Fernando de Barros Correia, clínico-geral do Hospital Samaritano (RJ). "A avaliação por um ortopedista é muito importante porque ele vai examinar a causa de suas dores e indicar o tratamento ideal."

Ban chá
"No Folha Equilíbrio de 8 de junho saiu uma nota na página 6 sobre um chá verde que aumenta a queima de calorias em até 4%. Por favor, gostaria de saber que chá verde é esse? Agradeço se vocês me enviarem o nome do chá e onde o encontro."
Márcia Marton, via e-mail

O chá verde, também conhecido como ban chá, era usado originalmente nos países orientais. Hoje pode ser encontrado em casas que vendem ervas e chás em geral. Também já é comercializado em supermercados na forma de sachês (saquinhos). O clínico-geral e acupunturista Hong Jin Pai, entretanto, aconselha a compra do chá em folhas, e não em saquinhos. "Os sachês são feitos com o resto do chá e não são de tão boa qualidade. Se o chá estiver sendo consumido por causa de suas propriedades fitoterápicas, o ideal é comprar a própria folha", diz Hong.

Olho-de-peixe
"Tenho na planta dos pés camadas grossas de pele que incomodam muito quando uso salto alto. Mostrei para uma amiga, e ela disse que tenho olho-de-peixe e que, como é muito grande, só pode ser removido cirurgicamente. O que devo fazer?"
Isolda Prata, São Paulo, SP

Em primeiro lugar, procure fazer o diagnóstico correto. Se for de fato verruga plantar (nome científico do olho-de-peixe), o tratamento pode ser feito com ácidos, curetagem, eletrocoagulação e até laser. "Os resultados obtidos com essas técnicas são muito bons", afirma a dermatologista Shirlei Borelli. Se for apenas espessamento da pele (hiperceratose) ou calosidade plantar, você deve tirar raio X para ver se alguma estrutura óssea está provocando a reação na pele. "Mas, antes de optar por qualquer conduta, procure um dermatologista para fazer o diagnóstico correto", diz Borelli.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Poucas e boas: Leite e ovos são perigo para alérgicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.