São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Leite e ovos são perigo para alérgicos

GABRIELA SCHEINBERG
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem sofre de alergia alimentar deve evitar ovos e leite. Essa é a conclusão de Wilson Rocha Filho, coordenador do Serviço de Alergia do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, a partir de pesquisa realizada nos EUA sobre as alergias causadas por alimentos. O médico acrescenta que a lista para o norte-americano alérgico inclui ainda o amendoim, o trigo, o peixe e a soja, alimentos responsáveis por 90% dos casos de alergia alimentar.
"Há muito folclore de que chocolate causa alergia, mas não há respaldo científico. O verdadeiro responsável pela alergia é o leite, e não o chocolate."
Com apenas dois alimentos a ser evitados, o tratamento da alergia, problema que afeta de 10% a 15% dos brasileiros, pode ser simplificado.
Outra boa notícia é que alguns tipos de alergia, como a rinite e a asma, também podem ter no futuro seus tratamentos simplificados. Isso porque três vacinas estão sendo testadas nos EUA e na Europa. Uma delas, feita à base de material genético do próprio corpo humano, "é capaz de induzir o sistema de defesa a mudar de direção, evitando a reação alérgica", explica Rocha Filho.
O segundo imunizante usa anticorpos contra outro anticorpo humano, o IgE, responsável por desencadear o processo da alergia. A terceira usa pequenos pedaços do antígeno que desencadeia a alergia, como pó e ácaro. "São pedaços tão pequenos que não chegam a causar efeitos colaterais", diz o médico.
A terceira vacina já está disponível nos EUA. No Brasil, existem vacinas semelhantes, mas, em vez de usar pedaços, elas usam o antígeno inteiro. "Isso causa reações adversas graves, como a piora do quadro alérgico", afirma o médico. O imunizante nacional precisa ser administrado durante um período variável, de dois a três anos. No começo, a aplicação é semanal, mas depois se torna quinzenal e, mais para a frente, mensal.
As novas vacinas, ainda em estudo, terão um período menor de tratamento, mas devem demorar para chegar ao mercado -de três a cinco anos. "Os dados que temos são preliminares, mas as vacinas têm o potencial de mudar a história da alergia", diz o médico.

Consumo responsável
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) estão lançando o "Guia do Consumo Sustentável", com dicas que ajudam a preservar os recursos naturais no dia-a-dia. Aqui vai uma delas: se o freezer de casa for descongelado antes de acumular muito gelo, você economiza energia. Por enquanto, o guia está disponível apenas na Internet. Confira no site do Idec (www.idec.org.br).

Urtiga contra artrite
Os efeitos benéficos da urtiga, planta que é popularmente usada com fins medicinais, foram comprovados cientificamente. Pesquisa realizada na Universidade de Plymouth (Grã-Bretanha) constatou que a aplicação das folhas sobre as mãos dos pacientes amenizou a dor.

Dúvidas sobre o bebê
Explicar quais são os fatores que podem levar à má-formação do feto é o objetivo do livro "Eu Posso Ter um Bebê Normal?" (ed. Imago, R$ 16), do médico geneticista Gerson Carakushansky, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O autor indica exames pré-natais e hospitais que fazem diagnóstico e aconselhamento genético no Brasil.

Alergia e cérebro
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA) descobriram que uma proteína do sistema nervoso está associada à ocorrência de asma, rinite e outras alergias. Os alérgicos apresentam níveis mais altos de NGF (sigla em inglês para "nerve growth factor", fator de crescimento do nervo), o que provoca aumento da sensibilidade a substâncias irritantes, como fumaça.

Rótulo em braile
A partir de agora, as embalagens da linha Erva Doce, da Natura, trarão informações em braile, como nome do produto, descrição, volume e telefone de atendimento ao consumidor. A Natura é a primeira empresa de cosméticos brasileira a oferecer esse serviço ao consumidor com deficiência visual.



Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Foco nele: Nadador de 90 mergulha na vida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.