São Paulo, quinta-feira, 24 de maio de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Beterraba, bonita e boa de nutrientes

Engana-se quem ainda acha que a beterraba só serve para dar aquele colorido bonito ao prato. Oriunda do Mediterrâneo, a planta de raiz carnosa e suculenta é rica em hidrato de carbono, sais minerais, vitaminas A e C e do complexo B, além de ferro. O vegetal evita o ressecamento de mucosas, é bom para a visão e para a digestão, aumenta a absorção de ferro pelo organismo e ajuda na cicatrização. Aproveite para descobrir a versatilidade da beterraba no risoto abaixo.

Risoto de beterraba e camarões
Calorias (1 porção): 545; proteínas: 17,3 g ; lipídeos: 30,3 g; carboidratos: 50,8 g

Ingredientes (para 2 porções):
100 gramas de arroz arbóreo (2 xícaras de chá), 1 beterraba grande batida no liquidificador com 1/4 de xícara de chá de água, 3 colheres de sopa de creme de leite, 1 colher de sopa de leite de coco, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, 3 xícaras de chá de água, 1 tablete de caldo de galinha, 6 camarões grandes, 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de ervas mistas (tomilho, salsa e alecrim), 1 colher de sobremesa de cebola picada, 1 dente de alho, 1 cálice de vinho branco, 1 colher de sobremesa de manteiga e uma pequena porção de farinha de trigo para empanar.

Modo de fazer:
Refogue o arroz com a cebola, o alho e 1 colher de azeite. Acrescente 2 camarões picados e temperados com sal e pimenta-do-reino a gosto. Coloque o vinho, continue mexendo e, em seguida, adicione o caldo de galinha (o tablete deve ter sido previamente diluído em 1 xícara de água fervente). Quando estiver al dente, misture o caldo da beterraba e, aos poucos e sem deixar de mexer, vá acrescentando o leite de coco, o creme de leite, o queijo ralado e a manteiga. Reserve. Abra na lateral os camarões restantes, tempere com sal e pimenta, passe-os na farinha de trigo e refogue no azeite quente com as ervas finas. Deixe dourar. Disponha o arroz no prato e os camarões por cima.


Receita do chef Edmilson Fabiano da Silva, do Companhia Asiática.




Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Boaquiaberto: Viagem gastronômica no tempo e no espaço
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.