São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Difícil de pegar

João Wainer/Folha Imagem
Para algumas pessoas, é mais difícil fazer exame de sangue ou doá-lo no inverno. A queda da temperatura provoca vasoconstrição -um mecanismo do corpo para se proteger do frio. "Isso pode dificultar a punção das veias que estão muito contraídas", explica a enfermeira Renata Contarelle Lamonica, do laboratório Fleury. Nesses casos, o truque é aplicar uma bolsa de água quente no local, por cinco ou dez minutos. "A veia se dilata e fica mais fácil introduzir a agulha."

Da lata para os ossos

Ciete Silverio/Folha Imagem
Sardinha enlatada ajuda a fortalecer o esqueleto! Além de ela possuir alta concentração de ômega 3 -substância que ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir doenças auto-imunes, como o reumatismo-, sua espinha é uma fonte riquíssima de cálcio. "Por causa do processamento, a espinha fica molinha e fácil de ser consumida", afirma Jocelen Mastrodi Salgado, professora de nutrição da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP.

Física na sopa

>Marcelo Barabani/Folha Imagem
Uma xícara de sopa esfria mais rápido do que uma xícara com chá ou café! Como assim? A física explica: toda matéria tem uma grandeza que leva o nome de calor específico, diz Marcelo Knobel, físico da Unicamp. Quanto menor essa medida, mais rápido a matéria vai perder ou ganhar calor. No caso da sopa, o seu calor específico é inferior ao do chá e ao do café. Por isso ela esfria mais rápido e também esquenta mais rápido do que as duas bebidas.


Texto Anterior: Modos: O que não dá para engolir?
Próximo Texto: Foco nele: Médico cuida de quem tem data para morrer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.