São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

na mesa

Substância dá "sustância" à comida light

Quem precisa controlar peso, colesterol ou diabetes pode optar pelos práticos congelados light sem ter que abrir mão do refinamento. "A idéia de que comida saudável é insossa é um engano. Dá para fazer dieta e comer gostoso", diz Betina Carletti Sehbe, que acaba de inaugurar a filial paulistana da Substância Light, loja que atua no mercado de congelados em Porto Alegre há 14 anos. Aqui, ela funciona também como um bistrô, com dez simpáticas mesinhas enfeitadas com vasos de manjerona, cebolinha, tomilho e outras ervas. Oferece mais de 70 pratos. De sopas e cremes a pratos com carnes e massas (confira uma receita abaixo) até bolos ("muffins" e "cakes", por exemplo) e bebidas lights (como "cappuccino" e "milk-shakes"). Além dos pratos avulsos, o cliente pode levar pacotes de congelados para uma semana. A dieta de 800 cal/dia, por exemplo, custa R$ 219,85. A Substância Light abre de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e no sábado até as 15h (al. Min. Rocha Azevedo, 913, Jardins, tel. 0/xx/11/3063-4343).

Cordeiro Mondrian

calorias: 262 (1 porção); carboidratos: 28,8 g; proteínas: 26,2 g; lipídios: 4,7 g

Ingredientes (para 2 porções):
230 g de carne de carneiro; 160 g de aipim (mandioca); 1 colher de sopa de farinha de trigo; 2 colheres de sobremesa de queijo parmesão ralado; 1 gema; 270 g de tomates sem pele e sem semente passados pelo liquidificador com um pouco de água; 2 colheres de sopa de cebola liquidificada e coada; 1 colher de café de alho picado; 1 colher de chá de azeite extravirgem; 2 colheres de sopa de vinho branco; 33 ml de vinho do Porto; pimenta vermelha líquida e sal a gosto; "ciboulette" picado.

Como se faz: Limpe o carneiro, retirando toda a gordura, e corte em cubos de mais ou menos 2 cm. Tempere com sal e pimenta vermelha. Em uma panela de ferro, coloque o azeite de oliva e a carne e frite até dourar e ficar macia. Acrescente a cebola e o tomate liquidificados, o alho, os dois tipos de vinho e deixe ferver por 30 minutos. Em outra panela, cozinhe o aipim em água e sal até amolecer e escorra. Faça um purê com o aipim usando um espremedor de batatas. Depois de frio, acrescente ao purê a farinha, gema, metade do parmesão e sal. Misture a massa, corte e cozinhe como nhoque: coloque os cubinhos em água fervente e retire-os quando subirem. Monte o prato: salpique o parmesão sobre o fundo de um refratário, coloque os nhoques de aipim, a carne com o molho e, por fim, mais parmesão. Leve ao forno para gratinar o queijo e, antes de servir, salpique com "ciboulette".



Texto Anterior: Peça rara: Cuidar do jardim e brincar com insetos
Próximo Texto: Boquiaberto: Tailândia exporta insetos enlatados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.