São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ingredientes

Reino Unido disseminou curry pelo Ocidente

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No Ocidente, curry designa um tempero em pó, de cor alaranjada, comprado pronto no supermercado e empregado para dar sabor a diversos tipos de alimento: arroz, carnes, peixes, aves, legumes e ovos, entre outros.
Na Índia, de onde é originário, trata-se de uma mistura de ervas e especiarias torradas e moídas momentos antes de usar. "Lá, é utilizado principalmente nos pratos vegetarianos", afirma o chef indiano Dinesh Rajput, do restaurante paulistano Delhi Palace.
A base da receita, que muda de região para região e até de família para família, inclui coentro, cominho, cúrcuma, páprica, cardamomo, cravo, noz-moscada, folhas de curry e de louro, folha-de-pedra (uma espécie de planta) e assa-fétida. Segundo Rajput, os temperos variam de acordo com a disponibilidade dos ingredientes.
Segundo a enciclopédia "The Penguin Companion to Food", do pesquisador Alan Davidson, o curry em pó foi criado por fabricantes britânicos a fim de prover, com mais praticidade, uma mistura de especiarias correspondente às usadas no sul da Índia -onde é conhecida como "kari podi".
O tempero comercial começou a ser vendido no Reino Unido no final do século 18 e caiu rapidamente no gosto dos colonizadores ingleses. "Na Inglaterra, ele é mais usado do que na Índia. Os indianos criaram até uma pasta de curry para agradar o paladar dos ingleses", conta Rajput.
Na culinária tailandesa, outros tipos de curry são empregados. Há curries verde e vermelho, além de uma receita exclusiva para carne de cordeiro. No verde, usa-se pimenta-verde e raiz de coentro; no vermelho, páprica picante, galanga, folhas de limão, capim-limão, alho e açafrão.
Devido à profusão de temperos que compõem o curry, acredita-se que ele possa ter propriedades funcionais significativas. Os resultados de uma pesquisa realizada em 2004 com camundongos nos Estados Unidos e no Canadá indicam ainda que a curcumina, presente no curry, pode ser usada no tratamento de fibrose cística (doença hereditária caracterizada pela produção de um muco espesso que bloqueia as vias respiratórias).
Outro estudo, realizado na Universidade Johns Hopkins (EUA), mostrou que uma pílula de compostos químicos encontrados numa especiaria usada no curry pode reduzir o tamanho e o número de lesões pré-cancerosas no trato intestinal.


Texto Anterior: Onde praticar
Próximo Texto: Sopa de banana com curry
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.