São Paulo, quinta-feira, 26 de julho de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tratamento completo com shiatsu gera mais benefícios que o simples relaxamento

O shiatsu é uma prática milenar japonesa. Em uma tradução literal para o português, a palavra shiatsu significa pressão digital: "shi" quer dizer dedo, e "atsu", pressão. O terapeuta frequentemente utiliza os polegares para massagear o corpo da pessoa, mas pode usar também os demais dedos, as palmas e as costas da mão e até mesmo os cotovelos e os joelhos.
O efeito imediato de uma sessão de shiatsu é uma sensação de bem-estar e de relaxamento. Quando bem aplicado, porém, o shiatsu oferece outros benefícios. Além de trabalharem a massa muscular, os movimentos de pressão efetuados pelo massagista agem sobre os sistemas reprodutivo, digestivo, respiratório e nervoso (central e periférico), ativando o funcionamento dos órgãos internos e a circulação sanguínea.
Para obter esses benefícios, sessões de somente 15 ou 20 minutos, feitas sem regularidade, não bastam. "A massagem rápida, feita apenas para proporcionar relaxamento, não provoca qualquer tipo de dano. Mas, para cuidar de um desvio ou outro problema na coluna, por exemplo, a pessoa deve fazer um tratamento completo com um terapeuta competente. Se não for um profissional bem preparado, o massagista pode causar um dano irreversível na coluna do paciente", alerta a terapeuta Luiza Sato.


Texto Anterior: Firme e forte: Shiatsu é novo "prato" de restaurantes de SP
Próximo Texto: Onde encontrar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.