São Paulo, quinta-feira, 26 de julho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

inspire, respire, transpire

dois pra lá, dois pra cá

Adaptação ocidental da ioga, a prática em duplas facilita a execução de algumas posturas e valoriza a cooperação e o respeito ao próximo

[...]
Originalmente uma prática solitária, a ioga realizada em duplas é um fenômeno recente e oriundo do mundo ocidental


FLÁVIA MANTOVANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Que tal obter todos os benefícios de uma aula tradicional de ioga e ainda trabalhar valores como união, respeito, cooperação e solidariedade? É o que promete a ioga em duplas, prática na qual as posturas são realizadas simultaneamente por duas pessoas.
Conhecida nos Estados Unidos como "partner yoga", "contact yoga" ou "double yoga", a modalidade é oferecida naquele país em aulas específicas, voltadas para casais, familiares ou amigos que querem se aventurar juntos nesse sistema milenar. No Brasil, costuma ser praticada de forma mais pontual, em oficinas curtas ou inserida eventualmente nas aulas tradicionais.
"A aula de ioga é como um quadro em branco. É preciso conhecer cada turma para ver quando vale a pena trabalhar individualmente ou em grupo", afirma Joseph Le Page, diretor do Centro de Yoga Montanha Encantada, que fica em Garopaba (SC). Ele conta que freqüentemente propõe os exercícios em dupla em aulas para principiantes, quando quer introduzir assanas (posturas) com maior grau de dificuldade -em muitos casos, praticar com mais alguém facilita o aprendizado. "Tem postura que a pessoa não faz sozinha, mas consegue quando está com outra. Isso ajuda a aprender coisas novas sem perder o entusiasmo", afirma.
O professor desenvolveu uma seqüência com cerca de 25 exercícios para ser seguida nas aulas em dupla. As posturas são as mesmas da ioga que é feita individualmente, mas o repertório é selecionado pensando no perfil da prática em conjunto. "Há posturas que combinam mais com a aula em dupla", diz Le Page, citando como exemplo as que são feitas de cócoras, com um aluno passando a perna por cima da do outro.
Nesse tipo de aula, há duas formas de trabalhar: as duas pessoas fazerem a mesma postura simultaneamente -uma encostada na outra, por exemplo- ou assumir, cada uma, um papel diferente para chegar a um determinado assana -um aluno ajuda o outro a ficar em uma posição invertida, por exemplo.

Ocidental e recente
Originalmente uma prática solitária, a ioga realizada em duplas é um fenômeno recente e oriundo do mundo ocidental. "Na Índia, as pessoas não permitem o toque com tanta facilidade como nós. Apesar de alguns mestres mais modernos fazerem ajustes tocando o aluno, o trabalho em duplas é uma ferramenta mais ocidental, que vem se popularizando recentemente", afirma a professora de ioga Rosana Biondillo, do Shantih Yoga Studio, em São Paulo.
O primeiro livro a abordar o tema, "Double Yoga", foi lançado em 1980 pela editora Penguin (EUA). "Tive a idéia [de escrever sobre o assunto] em 1978, pensando em como as posturas ficariam bonitas em duplas. Testei com alguns amigos e eles tiveram resultados maravilhosos", disse à Folha um dos autores do livro, o professor de ioga norte-americano Ganga White, fundador da White Lotus Foundation (www.whitelotus.org).
Segundo White, apesar de a ioga individual ser mais difundida, a "partner yoga" é praticada em todo o seu país. "A idéia nunca foi substituir a prática individual, apenas oferecer uma opção agradável", esclarece. Para ele, essa modalidade ajuda a refletir sobre como lidamos com os relacionamentos. "Você pode apoiar seu parceiro, fazer posturas que não consegue sozinho... e é divertido", acrescenta.
Rosana Biondillo diz que costuma alternar os exercícios conjuntos com os individuais e que os alunos sentem mais facilidade no primeiro caso. "Um sempre ajuda o outro. Eles gostam desse contato e relatam que sentem um ganho na postura, uma maior extensão." Segundo ela, o ideal é formar pares com pessoas de peso e altura semelhantes, para evitar, por exemplo, a sobrecarga na coluna de um aluno devido ao sobrepeso de alguém.
Mas a professora afirma que não é só o benefício na parte física que deve ser valorizado. "O desenvolvimento técnico só é relevante se acompanhado do desenvolvimento ético, humano e espiritual. Os exercícios em dupla cultivam valores como cooperação, compaixão e respeito ao outro", diz, acrescentando que muitas vezes a prática em conjunto ajuda a tornar a turma de ioga mais unida.
Mariana Michelin, professora de ioga na Bio Ritmo Academia, acredita que a prática em duplas ajuda a ganhar consciência corporal. "Ser apoiado por alguém ajuda a ter mais consciência do seu alinhamento. A pessoa se equilibra em você e você serve de apoio para ela. Isso exige também desenvolver a confiança no próximo, aprender os seus limites e os dos outros", diz ela, que propõe exercícios em dupla em algumas de suas aulas e nos retiros organizados pela academia.
Os especialistas ressaltam que, antes de começar a prática conjunta, é preciso saber se os alunos estão dispostos a participar. "Tem gente que não gosta de se misturar muito, de tocar e de ser tocado nas aulas. Temos que respeitar isso", alerta Tânia Suzuki, também professora de ioga da Bio Ritmo Academia.
Para Joseph Le Page, mesmo não fazendo parte da tradição indiana, a ioga em duplas pode cumprir um papel no sentido de atingir um estado de união -conceito que é um dos significados da palavra "ioga", que vem do sânscrito. "Diferentemente do que muita gente pensa, a idéia básica na ioga não é só realizar as posturas. Trata-se de atingir um estado de união, não só consigo mesmo mas também com o mundo, com as outras pessoas. Nesse sentido, a ioga em duplas é interessante."


PARA SABER MAIS:

"The Joy of Partner Yoga"
Autores: John Running e Mishabae Edmond
Editora: Sterling USA

"Double Yoga: A New System for Total Body Health"
Autores: Ganga White e Anna Forrest
Editora: Penguin

"Contact: The Yoga of Relationship"
Autores: Tara Lynda Guber e Anodea Judith
Editora: Insight Editions

"Partner Yoga: Making Contact for Physical, Emotional and Spirit"
Autores: Cain Carrol e Lori Kimata
Editora: St. Martins Press

"Yoga for Partners: Over 75 Postures to Do Together"
Autora: Jessie Chapman
Editora: Ulysses Press



Texto Anterior: Confit de pato
Próximo Texto: Vale quanto pesa?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.