São Paulo, quinta-feira, 26 de julho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Rebeldia infantil pode ser um aspecto saudável

SXC
AUTONOMIA
Crianças se tornam mais assertivas à medida que conquistam mais autoconfiança


Na próxima vez que o seu filho adotar uma postura rebelde e desafiadora ao ser contrariado, saiba que isso não é necessariamente um problema: pode ser um sinal de que ele tem um desenvolvimento saudável.
O comportamento rebelde entre os 14 e os 27 meses está associado à emergência da autonomia, quando a criança se sente confiante para interferir em aspectos que considera importantes.
A avaliação é de um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan e da Universidade do Texas em Austin. Publicado na revista científica "Child Development", o estudo é baseado em testes com 119 mães com filhos nessa faixa etária.
Elas eram orientadas a negar às crianças o acesso a certos brinquedos e, depois, a pedir que elas ajudassem a arrumar os objetos com os quais haviam podido brincar.
Os pesquisadores observaram que a rebeldia era comum em crianças que demonstraram um grande interesse na interação com as mães -mulheres com poucos sintomas depressivos.
Já os filhos de mães deprimidas eram menos desafiadores -em geral, só ignoravam os pedidos maternos.
Essa falta de assertividade, diz o estudo, pode ajudar a entender por que filhos de mães deprimidas costumam ter um desenvolvimento pior: o problema estaria no fato de essas crianças aprenderem a reagir de forma passiva aos obstáculos.

Novas tendências em oncologia

As principais novidades no tratamento do câncer apresentadas no último congresso da Asco (American Society of Clinical Oncology), realizado no mês passado nos EUA, serão abordadas em evento gratuito da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (Grande SP). A reunião, voltada para profissionais da saúde, será realizada na próxima quarta-feira, das 15h às 19h, e abordará linfomas, câncer de pulmão (foto) e de mama, entre outros. As vagas são limitadas.
Inf.: 0/xx/11/4468-1717

Terapia antitabagismo

A terapia cognitivo-comportamental pode ser um apoio importante para quem quer parar de fumar, segundo pesquisa recente da Faculdade de Medicina da USP. No estudo, a psicóloga Silvia Maria Cury Ismael acompanhou 61 fumantes, que participaram de sessões semanais de terapia por um mês e meio. Após o tratamento, 93,4% deles deixaram de fumar. Entre a 6ª semana e o 12º mês, 50,24% recaíram -em 77% dos casos, devido ao estresse.

Mitos e verdades sobre a menopausa

O Hospital e Maternidade São Cristóvão promove amanhã (27/ 7), às 11h, palestra gratuita sobre a menopausa. No evento, serão abordadas as mudanças físicas e emocionais que acompanham a nova fase. A palestra é gratuita e será realizada no auditório do hospital (r. Terenas, 161, Mooca, São Paulo). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas com antecedência.
Inscrições: 0/xx/11/6129-7617

Amamentar na 1ª hora

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria lançam na quarta-feira (1º/8) a campanha de estímulo ao aleitamento materno (foto) logo após o parto. A amamentação na primeira hora de vida do bebê, além de protegê-lo, ajuda a mãe a ter leite mais rapidamente e diminui o risco de hemorragia materna.

Arte e Alzheimer

A ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer) abriu as inscrições para o 7º Concurso Brasileiro de Artes "O Portador e seu Cuidador". São quatro categorias: artesanato, escultura, artes plásticas e literatura. As inscrições podem ser feitas até 6/9 na r. Frei Caneca, 915, cj. 03, em São Paulo. As peças serão expostas no Espaço Cultural da BM&F de 17 a 21/9.
Inf.: 0/xx/11/3237-0385

Mutirão de saúde para adolescentes

A Secretaria de Estado da Saúde promove nos próximos dias 30 e 31 um mutirão de saúde exclusivo para jovens (foto) de dez a 20 anos. O evento atenderá tanto homens quanto mulheres e será realizado no Hospital Estadual Ipiranga (av. Nazareth, 28, São Paulo), das 8h às 16h. O público terá acesso a exames de pressão arterial e de glicemia, além de consultas ambulatoriais e orientação médica sobre acnes, micoses, oleosidade facial, queda de cabelos e unha encravada, entre outros problemas.

Palestras gratuitas sobre câncer

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) promoverá três palestras gratuitas em agosto. A primeira, "Mieloma múltiplo", será realizada no dia 3. No dia 17, serão abordados os cuidados bucais para pacientes e cuidadores. O tema do terceiro encontro, no dia 31, será "A medicina e a fé". Todas as palestras serão realizadas das 14h30 às 17h30, na rua Pamplona, 518, 3º andar, em São Paulo. A inscrição, gratuita, pode ser feita pelo telefone 0/xx/11/3149-5190 ou pelo e-mail abrale@abrale.org.br.


[...] SEGUNDO A INTERNATIONAL STROKE SOCIETY, 15% DAS PESSOAS QUE TIVERAM AVC PODEM TER OUTRO PROBLEMA VASCULAR EM UM ANO


Texto Anterior: Na prateleira
Próximo Texto: Rosely Sayão: A mulher das revistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.