São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

A dor é o limite
Toda atividade física gera microlesões nas fibras musculares! Mas o malhador só deve se preocupar com isso se ficar dolorido -e a dor nem precisa ser forte como a expressa pela velocista americana Marion Jones. Se as lesões causarem qualquer dor, é sinal de que a pessoa exagerou e deve suspender os exercícios até a dor passar, diz a fisiologista Cláudia Cezar, da USP.

Asas oscilam
Os aviões batem suas asas da mesma forma que um pássaro! A baixa frequência desse movimento é que o torna imperceptível: as asas de um Jumbo, por exemplo, oscilam de duas a quatro vezes por minuto. "Se não houvesse essa oscilação, toda a pressão da força do vento se concentraria no local onde a asa se prende ao avião", diz o engenheiro de vôo Ernesto Klotzel.

Menos suor
Os mais idosos suam menos! O suor funciona como um regulador de temperatura. Quando o corpo está aquecido demais, a pessoa sua para que a temperatura caia. Com a idade, porém, essa produção diminui. "É por isso que pessoas idosas têm dificuldade de suportar a prática mais intensa de exercícios e dias muito quentes", diz Jacob Faintuch, clínico-geral do HC.


Texto Anterior: Modos: Quando deixar o celular em casa?
Próximo Texto: Pergunte Aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.