São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Pontada no lábio
"Às vezes, sinto uma agulhada no lado direito do meu lábio inferior, que incha. Esse inchaço dura, em média, 30 min, depois desaparece. O que pode ser?" Gilberto Barbour, São Paulo, SP

Esse tipo de inchaço no lábio pode estar relacionado a um processo inflamatório agudo, talvez de origem alérgica ou angioneurótica -espécie de urticária que pode atingir as mucosas-, associado ou não a sensibilidade alimentar ou cutânea, afirma o otorrinolaringologista Wilson Ayres, do hospital São Luiz (SP). "A inflamação é uma reação do organismo para se defender da ação de agentes lesivos, visando a futura recuperação das regiões afetadas", explica o especialista. Entre os vários sintomas de uma inflamação, estão dor, tumor (aumento de volume), rubor e calor. Para identificar a causa, é necessário fazer um exame médico detalhado que inclua a avaliação dos antecedentes alérgicos.

Braço dolorido
"Há cerca de seis meses, sinto dores no punho, nos músculos e na articulação quando uso o braço direito. Sou estudante, mas a dor não passa com o repouso nas férias. O que causa essa dor? Pode ser LER?"
M. M., Ribeirão Preto, SP

Vários problemas podem provocar esse tipo de dor. A LER (lesão por esforço repetitivo) surge em decorrência da realização, por muitas horas seguidas e sem repouso, de exercícios repetitivos da mão, do antebraço e do braço, explica o reumatologista Cristiano Zerbini, do pronto atendimento do hospital Sírio Libanês (SP). Outra causa de dor e formigamento nas mãos é a compressão exagerada do nervo mediano, que passa pelo punho. "Muitas vezes, quando essa compressão ocorre, chacoalhamos as mãos na tentativa de fazer o sangue correr, pois o formigamento dá a impressão de falta de circulação do sangue", diz Zerbini. A compressão do nervo mediano chama-se síndrome do túnel do carpo. Outras possíveis causas são a inflamação de alguns tendões que movimentam o dedo polegar -tendinites de Quervain- e doenças como artrite reumatóide e osteoartrose. "Uma história mais detalhada dos sintomas, seguida de exame físico realizado pelo médico, é o melhor caminho para a elucidação dessas dores", orienta Zerbini.


Texto Anterior: Quem Diria!
Próximo Texto: Poucas e Boas: Novo tratamento evita aumento de aneurisma
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.